A água é um excelente solvente porque é capaz de dissolver enorme quantidade de substâncias. As substâncias que se dissolvem são chamadas solutos e ao ser misturada com o solvente forma uma solução.
A água potável pode ser definida como a água própria para consumo, ou seja, livre de substâncias e organismos que possam trazer doenças, além de não possuir cor, gosto, ou cheiro.
A água potável deve obedecer a padrões de potabilidade preestabelecidos pela legislação, que levam em consideração a contaminação por fezes, a presença de Escherichia coli, a turbidez, a presença de cianotoxinas, valores de radioatividade, gosto, ph, odor e outras características.
Quando a água apresenta alguma coloração, em geral ela é decorrente da existência de substâncias dissolvidas no líquido, já que a água potável deve ser incolor a olho nu. Quando ela adquire alguma cor, significa que está com uma quantidade muito alta de algum elemento, como o ferro ou manganês, ou presença de algas.
Dentre as formas de classificação da água, destaca-se a que considera o grau de salinidade, sendo reconhecidos três tipos distintos: água doce, salgada e salobra. ... Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada.
Os Diversos tipos de água
Água salobra: água com salinidade superior a 0,5 partes por mil e inferior a 30 partes por mil. Tem aparência turva e possui grande quantidade de substâncias dissolvidas. É encontrada facilmente em regiões de mangue, e não pode ser consumida pelo ser humano.
(F) A água mineral não é uma substância, mas sim uma mistura, porque ela não possui apenas a substância pura H2O. A água mineral é o resultado de um processo no qual a água da chuva penetra no solo e passa por várias rochas. Assim, como o próprio nome indica, além de água, ela também possui vários minerais dissolvidos.
A mineral é uma mistura homogênea,devido a presença de sais minerais e gases em água. Já a água pura possui somente H2O e é uma substancia composta.
Composição:73% gasolina A e 27% Etanol Anidro*. álcool anidro na gasolina comum e aditivada é de 27%. A teor adicionado à gasolina premium é de 25%.
A gasolina, por sua vez, é uma substância apolar, e o etanol apresenta uma parte de sua molécula apolar e outra polar. Por esse motivo, o álcool dissolve-se na gasolina. Assim, a mistura gasolina e etanol também é homogênea.
Mas, será que gasolina e etanol se misturam? Sim, os dois combustíveis se misturam. Eles formam a chamada mistura homogênea, já que são substâncias apolares. ... No caso do álcool etílico, as moléculas possuem uma parte apolar e outra polar.
Uma das recomendações frequentes em relação ao carro flex é misturar gasolina e etanol na proporção 50/50. Ou seja, abastecer com os dois combustíveis, metade para cada um. ... Portanto, não há qualquer tipo de inconveniente técnico em misturar gasolina e etanol na proporção que for da preferência do proprietário.
Ele o identifica pelo teor de oxigênio, e passa esta informação para a central eletrônica. Ela ajusta então automaticamente o motor para o combustível que vem do tanque. Por isso, pode, sim, misturar gasolina e álcool ao mesmo tempo. ... De abastecer uma vez com etanol se você usa sempre a gasolina.
Posso misturar álcool aditivado com gasolina comum ou aditivada? Pode. As concentrações normais de aditivos não devem ser suficiente para causar danos. Mas nunca use aditivo específico para etanol com outro combustível e vice-versa.
Você pode encher o tanque com ela a cada cinco tanques de gasolina comum, por exemplo. Para veículos que são usados em condições severas, como grande intensidade de engarrafamentos, a importância dos aditivos se torna ainda maior e, por isso, o abastecimento com gasolina aditivada deve ser mais frequente.
— O álcool é o melhor limpador de motores que existe, e a gasolina é lubrificante — compara Henrique, da SAE. Por isso, o especialista diz ser interessante trocar completamente de combustível a cada dez tanques, em média. ... Para quem raramente usa o carro, é bom só abastecer com gasolina aditivada ou premium.