PALAVRAS ATRATIVAS Além de conhecê-las, você aproveita para reforçar o conhecimento sobre classe de palavras. a) ADVÉRBIOS – Acaso, agora, ainda, ali, antes, aqui, assim, bem, cá, depois, então, já, lá, mal, muito, não, nunca, sempre, somente, talvez, também.
Próclise é a colocação do pronome antes do verbo. Existem mais dois tipos de posição: Mesóclise (pronome no meio do verbo) e Ênclise (pronome depois do verbo). Exemplos: Não me diga que não vem!
Usando a ênclise depois do verbo principal: Queria dizer-lhe que não posso ir à reunião de amanhã. f) Ninguém vai te ouvir. Correção: Ninguém te vai ouvir. A próclise (colocação do pronome antes do verbo) é usada quando a oração contém pronome indefinido; neste caso, "ninguém".
Ênclise: quando usar e quando não usar?
Verificado por especialistas Próclise é a colocação do pronome oblíquo antes do verbo. Isso ocorre quando há palavras atrativas, como palavras negativas, conjunções, advérbios ou pronomes. ... Mesóclise é a colocação do pronome oblíquo no meio do verbo. Isso ocorre quando o verbo está no futuro e não há fator de próclise.
III) Se vem depois do verbo, há ênclise. Ex.: "Conteve-se o advogado, apesar das ofensas do causídico adversário". 3) Costuma-se dizer que a regra geral é a ênclise, o que significa dizer que o lugar normal para o pronome átono é depois do verbo, a não ser que algo especial aconteça.
Uma delas é a próclise, colocação do pronome antes do verbo. ... Existem mais dois tipos de posição: mesóclise (pronome no meio do verbo) e ênclise (pronome depois do verbo).
Mesóclise é a colocação do pronome no meio do verbo. Ela somente é possível de uma forma: com verbos no futuro do presente (esforçar-me-ei) ou no futuro do pretérito (esforçar-me-ia). Existem mais dois tipos de posição: Próclise - pronome antes do verbo e Ênclise - pronome depois do verbo.
Segundo o padrão de nossa língua escrita, nunca se inicia frase com os pronomes pessoais: me, te, se, lhe(s), o(s), a(s), nos e vos. A frase deve ser começada pelo verbo, com o pronome em ênclise (depois do verbo): Enviei-lhe um recado por e-mail.
Usamos o pronome para indicar uma ação que o próprio sujeito comete, ou seja, indica que a ação do sujeito se volta para ele mesmo. 2. O uso do “se” como pronome apassivador. Este pronome serve para indicar que a frase está na voz passiva, ou seja, o sujeito sofre a ação praticada por outro agente.
Se - Conheça as funções dessa palavra
Conjunção subordinativa integrante Sob essa classificação, o “se” introduz uma oração que desempenha papel de substantivo. Esse papel é uma função do "que" e do "se".
Quando equivale a próprio, mesmo é variável: Ela mesma (própria) arrumou a sala; As vítimas mesmas reclamaram. Como advérbio significa até, também, de fato, exatamente, e é invariável: Mesmo as amigas a deixaram; Foi mesmo uma boa notícia.
As conjunções podem ser Coordenativas (quando ligam palavras ou orações com a mesma função gramatical e não estabelecem relação de dependência entre elas) ou Subordinativas (quando ligam duas orações em que cada uma delas depende da existência da outra).