Entende-se, desta forma, que a função de confiança é um encargo de direção, chefia e assessoramento atribuído a servidor ocupante de cargo efetivo. Ou seja, uma adição de atribuições, ou responsabilidades, àquelas que lhe são determinadas normalmente pelo exercício do cargo que ocupa.
O que se espera dos ocupantes dos cargos públicos? Vínculo permanente. Concentração no trabalho. ... Dos ocupantes desses cargos não se espera um vínculo eventual ou superficial, mas uma concentração, intelectual e emocional, na função pública escolhida.
São funções normalmente atribuídas em posições de chefia, gestão, administração ou assessoramento, que podem ou não ser ocupados por Servidores Públicos Efetivos. Em outras palavras, os cargos comissionados são aqueles ocupados transitoriamente por Empregados Públicos nomeados por autoridade competente.
Um exemplo desse tipo de cargo é a posição de diretores, ministros e secretários, que atuam como representantes de confiança do Governo. A Constituição Federal determina que os princípios da Administração Pública devem ser levados em consideração para que um indivíduo assuma um cargo comissionado.