3 ferramentas para análise de causa raiz como guia para tomada de decisão
A análise de causa raiz (RCA) é o processo de descobrir a causa raiz de problemas para identificar as soluções adequadas. A RCA parte do princípio de que é muito mais útil prevenir sistematicamente e resolver os problemas subjacentes do que simplesmente tratar sintomas pontuais e apagar incêndios.
O método propõe a seguinte ordem na tratativa de problemas:
Como fazer um Diagrama de Ishikawa?
Matriz de Causa e Efeito: um exemplo de como aplicá-la. O primeiro passo foi mapear as principais variáveis de entrada e saída do processo: Depois de mapear o processo, a segunda etapa foi definir os efeitos desejáveis para solução.
Matriz de causa e efeito é usada principalmente para descobrir as causas raízes de um problema. Funciona muito bem em situações em que os dados disponíveis são qualitativos, obrigando a inclusão de profissionais que realmente entendam o funcionamento do processo que esta sendo analisado e dos defeitos potenciais.
A Matriz GUT é uma ferramenta que auxilia na priorização de resolução de problemas (por isso é também conhecida como Matriz de Prioridades). A análise GUT é muito utilizada naquelas questões em que é preciso de uma orientação para tomar decisões complexas e que exigem a análise de vários problemas.
O cálculo é feito da seguinte forma: pega-se os valores de cada problema e multiplica-se desta maneira (G) x (U) x (T). Para o exemplo acima, o produto desta multiplicação seria = 125, ou seja, o fator de prioridade deste problema, segundo a Matriz GUT será 125.
A matriz de priorização de processos é uma ferramenta de fácil utilização e de simples entendimento que ajuda no processo de priorização dos problemas e de situações internas da empresa. Seu uso correto agiliza as tomadas de decisão ao definir, com critérios, o nível de importância de cada um.
Como gerenciar o tempo e elencar prioridades