O estudo refere-se a uma das principais dificuldades encontradas no processo de doação de órgãos: a deficiência de educação continuada específica para doação por parte da população e dos profissionais de saúde. Teve como objetivo enfatizar como a educação influi positivamente nas estatísticas de doações de órgãos.
O fígado pode ser de doador vivo ou morto. Um membro da família ou uma pessoa sem relação com você pode ser compatível e pode te doar uma parte do fígado. O fígado é o único órgão no corpo que pode se regenerar, então, o doador pode viver uma vida saudável após a doação.
Já na morte por coração parado, somente os tecidos (córneas, ossos, pele e válvulas cardíacas) podem ser doados. No Brasil, não é permitido o transplante de nenhum outro órgão, como por exemplo: pênis, útero, mão e outras partes do corpo humano.
Um pulmão pode ser transplantado em até 6 horas, enquanto o fígado e pâncreas podem esperar 12 horas. O rim é o órgão que aguenta mais tempo: 48 horas.
Nenhum transplante de cérebro humano foi realizado. O neurocirurgião estadunidense Robert J. White enxertou a cabeça de um macaco no corpo sem cabeça de outro macaco. As leituras da eletroencefalografia (EEG) mostraram que o cérebro estava funcionando normalmente mais tarde.
ÓRGÃOS E TECIDOS QUE PODEM SER DOADOS EM VIDA:
Quais órgãos que podem ser doados? Coração: o transplante só pode ser realizado por meio de um doador falecido, com morte encefálica constatada. O transplante de coração é recomendado a pessoas com insuficiência cardíaca e que não respondem a nenhum tratamento ou cirurgia.
Órgãos que podem ser doados: parte de um dos pulmões, parte do fígado e um dos rins. Tecidos que podem ser doados: ossos, sangue, medula óssea e cordão umbilical. COMO POSSO SER DOADOR DE ÓRGÃOS? No Brasil não existe nenhum processo burocrático ou necessidade de deixar documentos por escrito para se tornar um doador.
Já em relação aso tecidos, após a avaliação do doador e autorização da família, a retirada de tecidos é realizada por uma equipe capacitada para tal, de um banco de tecidos, ou vinculadas a este.
→ Quais são os órgãos que podem ser doados em vida? Segundo o Ministério da Saúde, os órgãos que podem ser doados em vida são rins, fígado, pulmão e medula óssea.
Os doadores precisam ter menos de 65 anos, nunca ter fumado e não ter uma doença pulmonar. O tamanho do pulmão do doador e do receptor tem que ser igual. Um doador vivo não pode doar mais do que um pulmão inteiro e, geralmente, doa apenas um lobo. Um doador morto pode doar ambos os pulmões ou o coração e os pulmões.
Estamos aguardando outras aparecerem pra gente poder testemunhar e dar uma perspectiva de vida melhor para as pessoas que estão na fila de transplante ou para os que já fizeram, porque eles ficam decepcionados quando é falado que a sobrevida de um transplante pulmonar varia de 6-7 anos a no máximo dez anos.
Quando você respira, o ar viaja através de seu nariz, desce a traqueia e entra por vias aéreas cada vez menores, chamadas brônquios. Esses brônquios se ramificam em passagens ainda menores, denominadas bronquíolos e, finalmente, em sacos minúsculos, frágeis, em formato de uvas, chamados alvéolos.