O diclofenaco é um remédio analgésico, anti-inflamatório e antitérmico, que age reduzindo a produção de substâncias inflamatórias no corpo, sendo indicado para aliviar a dor e a inflamação em casos de osteoartrite, reumatismo, cólica menstrual ou dor após uma cirurgia, por exemplo.
O diclofenaco suspensão oral contém 2 mg de diclofenaco potássico para cada 1 mL da suspensão, e é indicado para tratamento da artrite juvenil crônica em crianças de 1 a 14 anos. A dose deve ser calculada pelo pediatra de acordo com o peso da criança, sendo que a dose recomendada é de 0,25 mL a 1 mL por cada Kg de peso corporal.
Essa pomada deve ser aplicada diretamente na pele da região afetada, cerca de 3 a 4 vezes por dia, massageando levemente para ajudar na absorção da pomada. Não aplicar em regiões da pele que estejam com feridas abertas. É recomendado lavar bem as mãos após aplicar a pomada para evitar contato acidental com olhos, boca ou nariz.
Por sua vez, é provável que o risco de doença renal aumente após o diclofenaco ser combinado com medicamentos pertencentes ao grupo de inibidores da enzima de conversão de angiotensina ou dos antagonistas dos receptores de angiotensina II, ambos grupos de medicamentos anti-hipertensivos.
Além disso, o diclofenaco deve ser evitado por pessoas que já tenham manifestado anteriormente reações alérgicas após o uso de algum outro anti-inflamatório não esteroide (AINEs).
No caso de esquecer de tomar uma dose na hora certa do comprimido, solução gotas ou suspensão oral, deve-se tomar assim que lembrar. Porém, se estiver perto do horário da próxima dose, deve-se pular a dose esquecida e aguardar o próximo horário de tomar. Em nenhum caso se deve dobrar a dose para compensar a dose esquecida.
Antes de se iniciar o tratamento, deve-se informar o médico sobre o historial de doenças e os medicamentos que se está tomando, para verificar a existência de possíveis interações.
O diclofenaco sódico pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos, cápsulas, supositórios, injeções, soluções oftálmicas ou géis, e as doses variam de acordo com o tipo e a gravidade da condição a ser tratada, devendo, por isso, ser usado somente sob a recomendação de um médico.
Esse remédio também é indicado para complementar o tratamento da ceratite herpética, um tipo de ceratite provocada pelo vírus da herpes ou herpes zoster. A dose recomendada dessa solução oftálmica geralmente é de 1 gota em cada olho, de 4 a 5 vezes por dia.
Para usar esse gel, deve-se lavar e secar bem a pele e, após, aplicar esse medicamento sobre a região afetada, massageando suavemente e, em seguida, lavando-se bem as mãos. O gel de diclofenaco sódico deve ser usado de 3 a 4 vezes ao dia.
Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.
O Tua Saúde, marca do Grupo Rede D'Or, é um espaço informativo, de divulgação e educação sobre temas relacionados com saúde, nutrição e bem-estar. Também facilitamos o acesso ao atendimento médico personalizado. As informações publicadas não devem ser utilizadas como substituto ao diagnóstico ou tratamento especializado, e não dispensam a consulta com um médico.
Este artigo é meramente informativo, no ONsalus.com.br não temos capacidade para receitar tratamentos médicos nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamos você a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.
A solução oftálmica de diclofenaco sódico é indicada para tratar inflamações e aliviar dores nos olhos, como nos casos de conjuntivite crônica, úlceras da córnea ou ceratite fotoelétrica.
O conteúdo desta bula foi extraído manualmente da bula original, sob supervisão técnica da farmacêutica responsável: Rafaela Sarturi Sitiniki (CRF-PR 37364). Consulte a bula original. Última atualização: 02 de Junho de 2020
Além disso, embora seja mais raro, podem também ocorrer efeitos colaterais que necessitam de atendimento médico imediato como infarto do miocárdio ou AVC que podem ser percebidos com sintomas como dor no peito que se espalha para o rosto ou ombro, dormência ou formigamento repentino em um lado do corpo, fala arrastada ou dificuldade para falar, ou sensação de falta de ar.
Embora seja mais raro, o diclofenaco sódico também pode causar reações mais sérias que precisam de atendimento médico de urgência, como dor no peito que pode se espalhar pelo rosto ou ombro, formigamento ou dormência em um lado do corpo, dificuldades para falar ou sensação de falta de ar, que podem indicar um infarto ou AVC.
Além disso, o diclofenaco sódico também é recomendado para o alívio da dor na coluna, dismenorreia primária, além de dor e inflamação após cirurgias dentárias ou ortopédicas.
Este medicamento faz parte da família dos conhecidos AINES ou anti-inflamatórios não esteroides, que conta com propriedades anti-inflamatórias e analgésicas. Com certeza você já ouviu que existem 2 tipos de diclofenaco: o de sódio e o de potássio, sendo que a diferença básica entre eles é o sal que está associado, o sódio ou o potássio. Apesar disto, ambos contam com propriedades farmacológicas similares.