Tipos de Tecido Epitelial
As células do tecido conjuntivo são as seguintes: fibroblastos, fibrócitos, plasmócitos, mastócitos, macrófagos, leucócitos e células adiposas. A seguir estão descritas as características fundamentais de cada célula citada. Os fibroblastos são as células jovens, em plena atividade produtiva.
Fibroblasto - Faz a síntese de proteínas colágeno e síntese de substâncias da matriz extracelular. Leucócito- Glóbulos brancos do sangue, especializadas na defesa contra microrganismos . Linfócito - Iconológica (defesa). Macrófago - Atua na defesa por meio de sua alta capacidade de fazer a fagocitose.
Além da matriz extracelular abundante, o tecido conjuntivo propriamente dito possui uma população bastante heterogênea de células tais como fibroblastos, fibrócitos, macrófagos, mastócitos, linfócitos, plasmócitos, adipócitos e células mesenquimais indiferenciadas.
Os tecidos conjuntivos podem ser:
É um tipo especial de tecido conjuntivo onde ocorre a predominância de células adiposas ou adipócitos, que são aquelas destinadas ao armazenamento de gordura.
o tecido conjuntivo promove a sustentação,a proteção e a união de alguns órgãos do corpo. é o tecido em maior quantidade em nosso corpo.o tecido conjuntivo é formado por células que se encontram separadas umas das outras.o espaço entre as células é preenchido por um material que constitui a matriz intercelular.