Atualmente podemos classificar as gimnospermas em quatro divisões principais: Coniferophyta, Cycadophyta, Gnetophyta e Ginkgophyta. Entre essas divisões, a que mais se destaca é a Coniferophyta, grupo também chamado de coníferas e que inclui plantas como pinheiros e ciprestes.
As gimnospermas (do grego gymnos = nu e sperma = semente) são plantas terrestres, de alto porte e seus principais representantes são os pinheiros, as sequóias e os ciprestes. Essas plantas são vasculares com xilema e floema, raízes, caule, folhas e sementes.
As gimnospermas apresentam sexos separados, seus gametas se encontram em ramos reprodutivos com folhas modificadas chamados de estróbilos. ... Enquanto os masculinos são pequenos esporos chamados de grãos de pólen e são produzidos nos estróbilos masculinos.
Estruturas reprodutivas As gimnospermas possuem folhas modificadas com função reprodutiva, as esporófilas, nas quais se encontram os esporângios e se formam as sementes após a fecundação. Geralmente, essas folhas são encontradas unidas formando uma estrutura denominada estróbilo ou cone.
Nome de origem grega, sendo que fanero significa visível e gamae corresponde a gametas. As plantas fanerógamas têm seus sistemas produtores de gametas bem visíveis. São conhecidas também como plantas espermatófitas, pois produzem sementes.