Na região encontramos componentes importantes como a bexiga, órgãos genitais, reto, vasos sanguíneos, vasos linfáticos e nervos. Os movimentos realizados pela pelve são os de anteroversão (inclinação pélvica anterior), retroversão (inclinação pélvica posterior), inclinações laterais e rotação pélvica.
Todo esse trabalho de flexão de joelhos, se associado a uma ligeira sobrecarga, consegue fortalecer os músculos citados. Isso, por sua vez, facilita a atuação de todas as estruturas do joelho, principalmente aquelas mais frágeis, como articulações.
O mesmo realiza os movimentos de nutação e contranutação, que podem ser definidos como: nutação é a inclinação anterior do sacro em que o promontório se projeta anteriormente aproximando-se na direção da sínfise púbica, enquanto o cóccix projeta-se posteriormente resultando no aumento do diâmetro do estreito inferior.
O joelho permite os seguintes movimentos: flexão, extensão, assim como uma leve rotação lateral e medial. O joelho também possui mecanismos especiais de travamento e destravamento, relacionados ao movimento dos côndilos femorais no platô tibial.
Abdução, flexão e rotação interna foram consideradas ângulos positivos tanto para o quadril quanto para o joelho.
Flexão do joelho A flexão é o movimento que aproxima a face posterior da perna da face posterior da coxa. Durante a flexão, os meniscos são tracionados para trás. Os músculos responsáveis por este movimento são: bíceps femoral; semitendinoso; semimembranoso; sartório e grácil. Gastrocnêmios e poplíteo são auxiliares.
Tipos de movimentos do corpo humano
Seria a ação, variação de posição espacial de um objeto ou ponto material em relação a um referencial no decorrer do tempo.
O movimento corporal remete às variedades de posições que o corpo faz com referência a um ponto. Ao falar de dança, trata-se de movimentos básicos exercidos chamados de rotações e translações. Esse elemento pode ser classificado como: potencial, liberado ou famílias de movimentos.
Olá! Os cinco elementos da cultura corporal do movimento vem sendo construída desde o inicio da humanidade, e se perpetua através dos jogos, do esporte, da luta, da ginastica e da dança e circo.
As práticas corporais são fenômenos que se mostram, prioritariamente, ao nível corporal e que constituem-se como manifestações culturais de caráter lúdico, tais como os jogos, as danças, as ginásticas, os esportes, as artes marciais e acrobacias, entre outras práticas sociais.