É chamado alaúde o instrumento cordofone de braço (local onde repousa a mão que pressiona as cordas) curto, utilizado para solo, bastante popular na música do período do Renascimento na Europa. Sua importância na música renascentista é bastante enfatizado em pinturas, gravuras e descrições de época.
As obras do trovadorismo são chamadas cantigas, pois eram escritas para serem declamadas (não havia cultura do livro na Idade Média, a população era em grande parte analfabeta e ainda não havia sido inventado o livro impresso), e frequentemente eram acompanhadas de instrumentos musicais, como a lira, a flauta, a viola.
- Charamela: instrumento musical de sopro, parecido com o atual oboé. - Flauta: instrumento de sopro feito com um tubo oco de madeira com vários furos. - Órgão: instrumento musical grande com teclas e pedaleira. Na Idade Média, os órgãos eram bem mais simples do que os atuais.
O tamboril é um membranofone que, normalmente, tem uma caixa-de-ressonância bastante longa (fuste cilíndrico alongado) com pele dos dois lados. Caracteriza-se, ainda, pela existência de um ou mais cordões (bordões) encostados a cada uma das peles. Eles vibram com os batimentos feitos pelo executante com uma baqueta.
Instrumentos musicais
Nos instrumentos mecânicos tradicionais, o som produzido estava intimamente ligado à três parâmetros: ... Um contrabaixo tocado com um arco e o mesmo instrumento tocado com pizzicato, por exemplo, produzem sonoridades diferentes embora provenientes da vibração da mesma corda.
Vozes de animais
Atua nas áreas da Didática e da Pedagogia....Nome dos sons de animais (vozes dos animais)
Contudo, se esses animais não miam, que som eles fazem? Segundo a WWF, eles emitem uma série de roncos muito fortes, chamados de esturros.
Significado de Rugido substantivo masculino A voz própria, ou urro do leão, tigre ou outros felinos: ouviam-se os rugidos da pantera. [Figurado] Bramido, grito estridente e prolongado; frêmito: rugidos de louco furioso. Som áspero e cavernoso: o rugido do mar.
Já quando estão se acasalando, o normal é mugir igual a um bezerro; quando um filhote sente medo, eles também emitem um som, porém é bem baixinho, mas agudo; ao contrário dos gatos, as girafas ronronam quando sentem o perigo por perto, e não quando estão felizes; e os machos emitem uma tosse rouca quando estão lutando.