As fases da revolução industrial compreendem os diversos momentos desde o início do avanço do processo industrial, que começou na Inglaterra no século XVIII. Está dividida em três fases: Primeira Revolução Industrial, Segunda Revolução Industrial e Terceira Revolução Industrial.
3ª Revolução Industrial - robótica - introdução á tecnologia em nível avançado - computadorizado. A Primeira Revolução Industrial ocorreu na Inglaterra, no século XVIII (1780-1830). O ramo característico é o têxtil de algodão. ... A Segunda Revolução Industrial começou por volta de 1870.
Na primeira revolução o operário trabalhava por conta própria e o processo de fabricação de produtos eram todos a mão. Já no segunda revolução o operário trabalhava em fabricas e utilizava máquinas.
A Segunda Revolução Industrial foi a continuação do processo de revolução na indústria, por meio da melhoria de técnicas, da criação de máquinas e de novos meios de produção. ... Sendo assim, não se pode considerar que houve rupturas ao longo da Revolução Industrial, mas sim o alcance de novos níveis de industrialização.
As principais características da segunda revolução industrial foram a substituição do ferro pelo aço, que era mais leve e resistente, e a utilização de novas formas de energia (energia elétrica e petróleo), o que levou a um salto de produtividade. Foi nesse contexto que surgiu o automóvel.
Entre as várias descobertas e invenções realizadas durante a Segunda Revolução Industrial estão: novos processos de fabricação do aço, permitindo sua utilização na construção de pontes, máquinas, edifícios, trilhos, ferramentas etc; ... invenção dos meios de comunicação (telégrafo, telefone, televisão e cinema);
Hong Kong, São Paulo, Seul e Londres.
Na segunda metade do século XIX, outros países, como Itália, Alemanha, França, Rússia, Japão e Estados Unidos, passaram a se industrializar. O processo industrial se transformou de forma tão rápida e significativa que ocorreu uma Segunda Revolução Industrial.
Quais dos países abaixo não se industrializaram durante a Segunda Revolução Industrial, no século XIX? Portugal. EUA. Alemanha.
O Neocolonialismo é uma consequência da Revolução Industrial, uma vez que seu objetivo era expandir o capital, buscando novos mercados, matérias primas e mão-de- obra barata.