As articulações da coluna vertebral consistem em uma serie de anfiartroses entre os corpos vertebrais e outra série de diartroses entre os arcos vertebrais. Entre os corpos vertebrais há um pequeno movimento de deslizamento de um corpo vertebral sobre o outro através do disco intervertebral.
Esse conjunto de vértebras é dividido em quatro regiões, que são: – cervical (pescoço), com sete vértebras; – torácica (tronco), com doze vértebras; – lombar (região da cintura), com cinco vértebras; – sacro (região do quadril), com cinco vértebras fundidas; O cóccix (ponta final da coluna) tem de quatro a cinco ...
Resposta. Resposta: As articulações costovertebrais (sinoviais) caracterizam a junção entre as vértebras torácicas e as costelas.
Existem 33 vértebras na coluna, sendo 7 cervicais, 12 torácicas, 5 lombares, 5 sacrais e 4 coccígeas.
Os ossos do corpo humano podem ser divididos em dois grupos, formando a parte axial e a parte apendicular. Na parte axial, temos 28 ossos formando o crânio, 1 osso hioide, 26 ossos formando a coluna, 24 costelas e 1 esterno.
O áxis é a segunda vértebra cervical e é atípica por possuir um Processo odontóide ("dente"), que articula-se com o atlas. No mais, a maioria das características são comuns às das outras vértebras cervicais, como o forame transverso para a passagem da artéria vertebral.
A primeira vértebra do pescoço dos mamíferos é denominada atlas. Todos os mamíferos possuem sete vértebras cervicais e o osso atlas é a primeira vértebra dessa sequência. A vértebra atlas articula-se com a cabeça na parte cranial dos animais.
O nome Atlas refere-se a um titã grego que carregava o mundo/céu/globo nas costas: no caso da vértebra (Atlas), o mundo é representado pelo crânio ou a cabeça. É uma vértebra cervical atípica, pois além de não possuir processo espinhoso, não há corpo vertebral.
Em cima do corpo do áxis há um processo em forma de pivô: é o processo odontoide ou “dente” do áxis, que, como um eixo, aloja-se na parte anterior do anel do atlas.
O processo odontóide, ou dente do áxis, é uma extensão do corpo da segunda vértebra cervical. Serve para articular a segunda vértebra com o arco anterior do Atlas (primeira vértebra).
As vértebras ficam empilhadas umas sobre as outras, formando assim a coluna vertebral. As menores são as cervicais, seguidas pelas torácicas que têm tamanho mediano. Enquanto que as vértebras lombares, localizadas na parte inferior da coluna, são as maiores.
Processo Espinhoso: É a parte do arco ósseo que se situa medialmente e posteriormente. Função: Movimentação. 3. Processo Transverso: São 2 prolongamentos laterais, direito e esquerdo, que se projetam transversalmente de cada lado do ponto de união do pedículo com a lâmina.
- Processo espinhoso: situa-se medial e posterior, e tem como função a fixação de músculos e ligamentos. - Processos articulares: presentes tanto na parte inferior como superior, também têm função de articular uma vértebra a outra.
Existem 5 vértebras lombares (chamadas de L1 a L5) em seres humanos adultos, e elas se situam sob as vértebras torácicas.
Vértebras que possuem Processo Espinhoso A partir da vértebra C3 até a vértebra C6 existe Processo Espinhoso Bifurcado ou Bífido, e a partir da vértebra C7 até a L5 o mesmo deixa de ser bifurcado.
A principal diferença entre as vértebras cervicais das torácicas e lombares é que, além do menor tamanho, possuem de cada lado o forame transverso, através do qual passa a artéria vertebral - excepto na C7, sendo que essa pode ou não possuir o forame (e, mesmo se o possuir, através dele passam somente veias acessórias) ...
A coluna cervical é dada como uma das regiões que compõem a estrutura da coluna vertebral, ocupando a região inteira do pescoço. Sua área é formada por 7 vértebras, e sua principal função é a sustentação da cabeça.
O que mais evidentemente diferencia estas vértebras das outras são as fóveas costais, que são locais de articulações sinoviais entre as costelas e as vértebras. ... Normalmente há seis fóveas para cada vértebra, quatro no corpo vertebral e duas no processo transverso.
Na compressão de nervos na coluna cervical, são comuns os seguintes sintomas:
A maior parte dos casos de dor na região cervical melhora com descanso, alongamentos e aplicação de compressas quentes em até 1 semana, porém, caso não exista qualquer melhora é muito importante consultar um ortopedista ou, pelo menos, um clínico geral.
As doenças que, comumente, causam dor na coluna cervical, são: torcicolo (dor que se limita aos músculos ao redor do pescoço), estenose cervical (formação de osteófitos, mais conhecidos como “bicos de papagaio”, que ocupam espaço e acabam comprimindo áreas onde estão presentes estruturas nervosas, causando dor, ...