EQST

Quais As Origens Dos Retinculos Patelares Medial E Lateral?

Quais as origens dos Retinculos patelares medial e lateral? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.

Quais as origens dos Retináculos patelares medial e lateral?

É um forte feixe ligamentoso, achatado, com cerca de 8 cm de comprimento. O ligamento patelar é o ligamento anterior da articulação odo joelho, ele se funde com os retináculos medial e lateral da patela, que são expansões aponeuróticas dos músculos vasto medial e lateral e da fáscia profunda suprajacente.

O que é Retinaculo patelar?

O retináculo patelar é um importante estabilizador da articulação patelofemoral, principalmente seus componentes medial e lateral. O retináculo lateral é constituído pelas camadas superficial oblíqua e a transversa profunda.

Qual ligamento segura à patela?

O ligamento femoropatelar medial é o principal estabilizador estático na prevenção do deslocamento lateral da patela e a primeira estrutura lesada na sua luxação aguda.

O que significa LPFM?

O ligamento patelofemoral medial (LPFM) é uma estrutura localizada em um plano inferior ao músculo vasto medial oblíquo com inserção femoral próximo ao epicôndilo medial e inserção patelar – saliência medial do fêmur –, que se estende até a metade superior da borda medial da patela.

Que tipo de articulação é encontrado no joelho?

O joelho é uma articulação complexa formada pela extremidade distal do fémur e proximal da tíbia (articulação femuro-tibial) e do fémur com a rótula (articulação patelo-femural).

Que tipo de movimento à patela permite?

Possui no pólo superior a inserção da musculatura anterior da coxa (Quadríceps) e no pólo distal a origem do Ligamento Patelar. Tem como funções a melhora do movimento de flexo-extensão (polia) e proteção às estruturas internas.

Como calcular o ângulo Q?

Com a fita métrica e o lápis dermográfico os examinadores traçaram uma linha a partir do centro da tuberosidade da tíbia até o centro da patela, e do centro da patela traçaram outra linha até a espinha ilíaca ântero-superior. O ângulo formado (Q) foi medido pelo examinador com o goniômetro.

Qual a importância da patela para o movimento do joelho?

Possui no pólo superior a inserção da musculatura anterior da coxa (Quadríceps) e no pólo distal a origem do Ligamento Patelar. Tem como funções a melhora do movimento de flexo-extensão (polia) e proteção às estruturas internas. É um componente fundamental do chamado aparelho extensor do joelho.