Lista de alimentos ácidos
Na verdade, esse grupo é subdividido em duas categorias de frutas não ácidas: as mais doces (como abacate, manga, pera, banana, melão, maçã e coco) e as oleaginosas (como damasco, ameixa seca e figo).
Elas podem ser divididas em dois grupos: Frutas cítricas ou ácidas: por exemplo, abacaxi, acerola, ameixa, amora, caju, cupuaçu, framboesa, groselha, jabuticaba, laranja, lima, limão, morango, nêspera, pêssego, romã, tamarindo, tangerina e uva. Frutas semi-ácidas: caqui, maçã verde, maracujá, goiaba, pera, carambola.
Quando a lactose não é bem digerida os ácidos que são produzidos podem ser detectados nas fezes. O tratamento para esta doença é eliminar o leite e qualquer um de seus derivados (requeijão, iogurte e manteiga, por exemplo) da alimentação.
Alimentos gordurosos ou fritos, alimentos muito temperados, cebola e alho, tomate e produtos à base de tomate, frutas cítricas e chocolate podem causar problemas de acidez ou piorá-los. Assim como qualquer outro alimento, é importante escolher bem as bebidas, especialmente após uma refeição.
Recomendações
Alimentação para curar a prisão de ventre
“Algumas substâncias se ligam ao cálcio do leite, formando um complexo que não pode ser absorvido pelo organismo, diminuindo a ação do medicamento”, explica. O ideal é tomar o remédio com água.
Os purgantes de contato agem diretamente sobre os músculos do intestino, estimulando as contrações musculares ondulatórias (peristaltismo) que resultam em defecação. Este tipo de laxante inclui cáscara, senna, ácido ricinoléico (óleo de mamona) e fenolftaleína.
Os laxantes osmóticos (açúcares fracamente absorvidos ou laxantes salinos), são agentes hiperosmolares que causam secreção hídrica mediada por osmose para o lúmen intestinal, o que estimula o peristaltismo e amolece as fezes.