A origem pode ser um trauma ou algum motivo desconhecido. A psicóloga explica que o corpo pede um sono tranquilo no escuro, mas para muitos o escuro é também o "desconhecido". O medo é uma defesa do desconhecido, as luzes podem ser um porto seguro.
Transmita carinho e tranquilidade à criança e não ria ou faça pouco caso do que ela for te contar. Tente explicar que não existe motivos para sentir medo de determinada coisa. Use jogos, livros ou brincadeiras lúdicas para mostrar que não há nada de ameaçador no que assusta a criança.
Separamos 7 dicas que irão facilitar esse processo!
Nathália Sarkis, médica pediatra e membro titular da Sociedade Brasileira de Pediatria, não vê problema em o filho recém-nascido dormir no quarto dos pais. “Até recomendamos que isso ocorra nos primeiros meses para que os pais observem se durante a noite está tudo bem, para evitar alguma intercorrência.
Não existe um consenso quanto à idade com que a criança passa a dormir sozinha em seu quarto. Algumas, já desde os 3 ou 4 anos, podem começar a fazê-lo, se os pais a habituaram a isso.
Dormir na cama dos pais não é bom, pois essa atitude não permite que a criança passe saudavelmente pelas fases do desenvolvimento: não incentiva a autonomia, o que tende a atrapalhá-la em diversos sentidos, futuramente, na vida adulta. Também impede que a criança entenda alguns limites.
Indicamos aqui 6 passos que você pode seguir para ensinar o bebê a dormir sozinho:
11 dicas para fazer as crianças dormirem sozinhas!
Além disso, os riscos do bebê dormir na cama dos pais estão relacionados com questões de segurança, como o fato do bebê poder cair da cama, já que não existem grades de proteção, e do bebê ficar sem respirar no meio das almofadas, cobertores ou lençóis.