Foto de Mikhail Nilov no Pexels
A tuberculose ocorre quando uma bactéria entra nos pulmões pelas vias respiratórias, causando febre, tosse com muito catarro, e por vezes com sangue. Essa doença é muito contagiosa e passa pelo ar pelo contato com as secreções do indivíduo doente. O tratamento é de extrema importância porque o bacilo pode chegar ao sangue e se espalhar pelo corpo, causando tuberculose fora dos pulmões.
Inspire. Expire. Você faz esse movimento dezenas de milhares de vezes por dia, provavelmente sem pensar muito sobre isso. Embora possa parecer estritamente utilitária, a respiração não é apenas a sustentação da vida, mas, sim, pode melhorá-la, quando usada como uma ferramenta, afirma a dra. Shalu Ramchandani, coach de saúde e internista do Instituto Benson-Henry para Medicina da Mente e Corpo do Massachusetts General Hospital, afiliado à Harvard.
Desta forma as cavidades nasais são a porta de entrada do ar em nosso organismo. Por isso elas são revestidas pela mucosa nasal, além de um conjunto de pelos, que atuam como um filtrador do ar. Assim a mucosa juntamento com os pelos produzem uma secreção viscosa chamada muco.
A respiração é um processo biológico típico dos seres vivos , cujo objetivo é manter o corpo ativo (portanto, vivo) por meio da troca de dióxido de carbono por oxigênio.
O processo pelo qual as células e, portanto, os tecidos capturam o oxigênio transportado para o organismo é denominado respiração tecidual, onde o sangue liberta O através da membrana celular e o CO2 é devolvido a ela, além da água a vapor .
Então a partir do momento que temos consciência das nossa emoções começamos a respirar de uma forma diferente, ou seja, pior. Portanto até um bebê pode já sofrer problemas de respiração ao nascer, já que o ambiente onde ele vivia, o útero da mãe é bem diferente do ambiente para onde ele está sendo inserido.
A alergia acontece quando o sistema imune da pessoa é muito reativo e entende que certas substâncias presentes no ar são muito prejudiciais à saúde, causando sinais de alerta sempre que a pessoa é exposta à poeira, perfumes ou pólen, por exemplo.
Primeiramente, traz o pensamento para o tempo presente, alivia tensões específicas do dia. Deve ser feita uma pela manhã e outra à noite. Além disso, começou no ioga, sendo é um dos seus pranayamas.
“As pessoas também podem prender a respiração ou respirar irregularmente quando estressadas”, diz a Dra. Ramchandani. A respiração pode tornar-se mais superficial, fazendo com que o ar viciado permaneça nos pulmões em vez de ser expelido. Isso evita que o ar novo flua da maneira que deveria. “A inalação fica mais curta, o que por sua vez limita a quantidade de ar usado que pode ser exalado.” Isso leva à respiração torácica.
Uma coisa que também é útil é fazer alguns exercícios de respiração quando você sabe que está entrando em uma situação estressante. Por exemplo, respire algumas vezes antes de entrar em uma reunião ou na expectativa de uma conversa difícil. “Se você se permitir cinco ou dez respirações profundas na barriga, isso ajuda a ativar o sistema nervoso parassimpático e o coloca em uma posição melhor para lidar com o estresse”, relata a Dra. Ramchandani.
c) A figura representa os alvéolos pulmonares, local onde ocorre o processo de hematose, ou seja, a passagem de gás oxigênio para o sangue e de gás carbônico do sangue para os pulmões.
Se prendermos a respiração ou mudarmos a maneira como que inspiramos e expiramos, podemos realmente mudar a forma como nos sentimos. Ao respirar suavemente, por exemplo, enviamos um sinal de relaxamento ao corpo. Em resposta, ele produz menos hormônios do estresse e mais hormônios da felicidade!
O sistema respiratório é um conjunto de órgãos responsáveis por transportar o ar para o interior dos pulmões para depois ser expelido para o exterior, permitindo a respiração a fala e a percepção de odores.
Os pacientes que estão sob estresse persistente podem ganhar peso e também podem ter maior probabilidade de desenvolver doenças crônicas, incluindo diabetes ou pressão alta.
A respiração profunda ajuda a aliviar a falta de ar, evitando que o ar fique preso nos pulmões e ajudando você a respirar mais ar fresco. Isso pode ajudá-lo a se sentir mais relaxado e centrado.
Pois bem, todos os seres vivos precisam de energia para viver. Desta forma essa energia é obtida através dos alimentos. Porém para que o nosso organismo consiga processar essa energia todos os órgão precisam funcionar perfeitamente. Então, é ai que entra a respiração!
A falta de ar ocorre quando há alguma alteração no sistema respiratório, o que impede a entrada ou saída de ar e, portanto, torna as trocas gasosas ineficazes, o que por sua vez faz com que o sangue tenha mais dióxido de carbono do que oxigênio.
Por essa razão nascer pode ser o primeiro trauma vivido pelo ser humano. E seguido de outros como desaprovações, bullying, afetam diretamente o nosso processo natural de respirar. Pois a respiração é o elemento que faz a conexão entre corpo e emoção.
Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz. Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração).
É nos alvéolos pulmonares que ocorrerá a troca de gases entre a atmosfera e o nosso sangue, que levará o oxigênio às diferentes células do corpo e delas vai retirar o gás carbônico. Os brônquios chegam aos pulmões, onde se dividem formando tubos menores (os bronquíolos), os quais chegam aos alvéolos pulmonares.
A hematose é um mecanismo de trocas gasosas que ocorre nos alvéolos pulmonares. Esse processo é fundamental para garantir o transporte de oxigênio pelo corpo e a remoção do gás carbônico.
A hematose é o nome dado a transformação do sangue venoso em arterial que acontece nos alvéolos pulmonares. Esse processo ocorre através da difusão dos gases oxigênio e dióxido de carbono devido a diferença de concentração entre eles, havendo assim, uma troca gasosa.