Recebeu o nome de “Auto da Compadecida” devido a obra misturar cultura popular e tradição religiosa. E por apresentar traços do barroco católico brasileiro. Para a Igreja Católica uma das características de Maria, Mãe de Jesus é se compadecer dos fiéis. E "auto" é uma composição do teatro.
Auto da Compadecida é uma peça teatral em forma de auto, em três atos, escrita pelo autor brasileiro Ariano Suassuna em 1955. Sua primeira encenação aconteceu em 1956, no Recife, em Pernambuco.
Rogério Cardoso – Padre João O ator, famoso por seus trabalhos em humorísticos, morreu em 24 de julho de 2003, aos 66 anos, vítima de um infarto fulminante. Na ocasião, integrava o elenco da série A Grande Família (2001), como o inesquecível Seu Floriano, patriarca do clã Silva.
O Auto da Compadecida foi um filme que exaltou a cultura nordestina ao utilizar os contos de cordel como base do seu roteiro, ao se basear no cordel escrito por Ariano Suassuna, em “Auto da compadecida” de 1955, traz a tela dos cinemas uma das tantas aventuras do famoso João Grilo, um personagem conhecido em Portugal, ...
O Auto da Compadecida aborda a miséria e as fraquezas humanas, bem como retrata a esperança e o consolo evocado pela “Compadecida”.
Resposta. É porque é o João Grilo o personagem que quando morre, (devoto de Nossa Senhora Aparecida), quem pede a intercessão da santa para salvá-lo do inferno! Fazendo jus ao nome do filme; Auto da compadecida - Nossa Senhora Aparecida, se compadece de João Grilo e intercede a Deus para salvá-lo do inferno.
João Grilo, que a princípio pode ser considerado um personagem tipo, revela na verdade características complexas e extremamente ricas: ardiloso, trapaceiro, vingativo, é também corajoso e humano. Retratando uma camada social oprimida e ao mesmo tempo inventiva e ousada, é ele o personagem que se destaca nesta obra.
Aparência física Porém João Grillo criou-se. Pequeno, magro e sambudo, As pernas tortas e finas, A boca grande e beiçudo.
RESUMO: Se João Grilo tem nacionalidade incerta, já que habita o imaginário popular em diversos países, é no sertão nordestino que encontra acolhida. Em 1948, João Ferreira de Lima lança o cordel Proezas de João Grilo. No texto, o personagem ganha nascimento, infância e adultez.
O povo se identifica com as proezas de João grilo ,devido às características ladinas ,da imagem mística ,e da esperteza , para sobreviver na região da seca . João grilo é " pobre" e puro ; através da astúcia, ele burla as normas através de artifícios ,ele é cômico e místico .
João Grilo foi um cristão Que nasceu antes do dia, Criou-se sem formosura, Mas tinha sabedoria E morreu depois da hora, Pelas artes que fazia. ... Porém João Grilo criou-se Pequeno, magro e sambudo As pernas tortas e finas, Boca grande e beiçudo. No sítio onde morava, Dava notícia de tudo.