Muitas vezes o nosso corpo fica tão eletrizado (com acúmulo de elétrons) que acaba descarregando essa energia no primeiro objeto condutor (metal ou o corpo de outra pessoa, por exemplo) que aparece pela frente. ... Essas cargas são transmitidas quando encostamos em outra pessoa ou objeto.
A hipóxia celular causa a morte das células e a consequente morte dos tecidos. Quando há morte dos tecidos, há a morte dos órgãos. Existem três tipos de choque: o choque hipovolêmico, choque séptico e choque cardiogênico.
O Choque Cardiogênico é a hipoperfusão tecidual sistêmica na presença de adequado volume intravascular que ocorre em função da incapacidade do músculo cardíaco em fornecer débito adequado às necessidades do organismo. A etiologia mais comum é o infarto agudo do miocárdio (IAM) levando à falência ventricular esquerda.
Sintomas de choque hipovolêmico
Fase I: choque compensado; ● Fase II: choque descompensado; ● Fase III: choque irreversível.
INTERVENÇÕES DE ENFERMAGEM Recepcionar o paciente, avaliando o tipo de choque que está apresentando. Colocá-lo em repouso em DDH com MMII elevados. Instalar monitor cardíaco. Avaliar padrão respiratório.