O hífen, por vezes, indica que duas ou mais palavras perderam seu sentido original em favor de um novo. A grafia "pão-duro" não deixa dúvidas: todos sabemos que se trata de um indivíduo sovina ou avarento, não de um pão enrijecido. ... "Mal-educado", grafado com hífen, é um adjetivo: "Era um moleque mal-educado".
Significado de Faz-tudo. substantivo masculino e feminino Pessoa que desenvolve diversos ofícios, tarefas ou funções.
Usa-se o hífen em compostos que têm palavras iguais ou quase iguais, sem elementos de ligação. Exemplos: blá-blá-blá, cri-cri, corre-corre, esconde-esconde, pega-pega, pingue-pongue, tique-taque, zigue-zague. 3. Não se usa o hífen em compostos que apresentam elementos de ligação.
Com hífen. O prefixo anti é seguido de hífen apenas quando a segunda parte da palavra começar com as letras h ou i.
A forma correta de escrita da palavra é contraindicação, escrita de forma junta, sem hífen.
O pega-pega, pique-pega ou apanhada, também chamada apilhagem na Região Autónoma da Madeira, é uma brincadeira infantil muito conhecida. Pode ser jogada por um número ilimitado de jogadores e possui inúmeras variantes.
Correria que resulta de alguma ação policial. Brincadeira de criança em que uma corre atrás de outra, buscando a pegar (tocar), com um lugar livre onde não se pode pegar; pique.
Holanda
Pega-pega também é chamado de pira, trisca, picula e manja, em diferentes regiões do país.
Os participantes combinam as regras no início, decidindo o número de pegadores, se há alguma regra adicional (como uma proteção contra o pegador, chamado de pique ou fraio). Outra variação é o pega-pega correntão, onde a criança pega tem que dar a mão par o outro pegador e assim tentarem pegar todos os participantes.
Objetivo das Atividades enviadas: Estimular a concentração, a imaginação, a coordenação motora, a atenção e a linguagem corporal. BRINCADEIRA: SEU MESTRE MANDOU! Desenvolvimento: Para desenvolver a brincadeira, é preciso que a família participe, se envolva e se divirta!
A brincadeira ganha nomes diferentes, como picula, trisca, manja e pira. Nessa brincadeira, a turma se divide entre pegador e fugitivos. É bastante comum também a variação em que o grupo se divide entre pegadores e fugitivos, já que quem é capturado tem que ajudar o pegador a "caçar" os outros participantes.
Escolhe-se um pegador e os demais se espalham pelo espaço de jogo. Quando alguém é pego, dá a mão para o pegador e passa a atuar em dupla com ele. Em seguida, em trio, quarteto e assim sucessivamente, formando uma “corrente”, até que reste apenas um fugitivo, que será declarado vencedor.
14 brincadeiras para fazer dentro de casa
Os participantes batem na mão do pegador, que conta até dez e corre atrás das crianças. Quando o pegador está prestes a pegar uma criança, ela tem que gritar o nome de uma fruta e se agachar. Se repetir o nome da fruta dita por ela ou por outra, a criança vira o pegador, e a brincadeira recomeça.