Por Que Gilberto Freyre Classificou O Povo Brasileiro Como Uma Meta Raça?

Por que Gilberto Freyre classificou o povo brasileiro como uma meta raça

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Impacto verdadeiramente democratizante parece ter sido o advento mais ou menos simultâneo do mercado, e da constituição de um aparelho estatal autônomo, com todas as suas conseqüências sociais e culturais. A reeuropeização teve um caráter de reconquista, no sentido da revalorização de elementos ocidentais e individualistas em nossa cultura através da influência de uma Europa, agora já francamente burguesa, nos exemplos da França, Alemanha, Itália, e, especialmente, da grande potência imperial e industrial da época e terra natal do individualismo protestante, a Inglaterra.

Gilberto Freyre é, talvez, o mais complexo, difícil e contraditório entre nossos grandes pensadores. Sua obra tem permanecido um desafio constante aos comentadores, como iremos ver a seguir, e a vitalidade de seu pensamento se mostra no crescente interesse por sua obra. Ele é, talvez, o mais moderno entre os clássicos do pensamento social brasileiro e suas questões ganham ao invés de perderem em atualidade.

O polêmico e controverso autor já foi acusado de tudo: de louco e comunista inveterado, pela Igreja; e de racista suavizador da escravidão, pelo movimento negro.

Guerra Fria

Guerra Fria

ABSTRACT: This article intends to emphasize the macro-sociological content of Gilberto Freyres work in the 30s. Instead of the themes classically linked to his work, such as inter-racial mixing and the history of private life, the main point of this paper is different: it aims to reconstruct the clash between the already bourgeois European western values, which take over the country in 1808, and the traditional ones which Freire calls oriental to refer to the set of African, Portuguese and rural values of Brazilian Colonial life. In Sobrados e mucambos Gilberto Freyre develops a historiography of the institutionalization of these new westernizing values which go against the prevaling idea of Brazil as still being ruled by personal and semi-traditional values.

Em Sobrados e mucambos Gilberto Freyre percebe a reeuropeização do Brasil do séc. XIX, como um processo que tinha certamente elementos meramente imitativos do tipo para inglês ver, elementos esses aliás típicos em qualquer sociedade em processo de transição. Fundamental, no entanto, é que existiam também elementos importantes de real assimilação e aprendizado cultural. Mais importante ainda é a construção, nesse período, de instituições fundamentais, como um estado e mercado incipientes, base sobre a qual poder-se-ia desenvolver-se, em bases autônomas, os novos valores universalistas e individualistas.

De estudante para estudante

A família era o mundo e, até, em grande medida, portanto, o alémmundo. Além da base econômica e política material, o catolicismo familial (cf. Freyre, 1957, p. 34, 153, 222 e 223) lançava os fundamentos de uma base imaterial e simbólica referida às suas próprias necessidades de interpretar o mundo a partir de seu ponto de vista tópico e local. Acredito que o patriarcalismo familial rural e escravocrata para Freyre envolvia a definição de uma instituição total, no sentido de um conjunto articulado onde as diversas necessidades ou dimensões da vida social encontravam uma referência complementar e interdependente.

Sua obra de juventude é marcada pelo tom aberto, propositivo, hipotético, o que levou a alguns comentadores a interpretá-lo pelo paradigma da ambigüidade e da contradição constitutivas. Foi precisamente esse aspecto aberto, inquisitivo, de sua obra de juventude, que foi substituído na maturidade por um espírito de sistema fechado, uma compilação de certezas e de sugestões de intervenção prática e política.

Esse fato se explica talvez, não como imaginava Freyre, a partir de uma histórica maior benignidade comparativa da escravidão brasileira. Existe uma possibilidade muito maior da possibilidade do embranquecimento ter a ver com a configuração valorativa específica do país que estava sendo europeizado. Podemos perceber a importância desse aspecto considerando a relação diversa dos Estados Unidos e do Brasil com a questão da modernidade.

O que Gilberto Freyre defendia?

O que Gilberto Freyre defendia?

O caso brasileiro apresenta um desvio importante dessa lógica. A modernidade chega ao país de navio como vimos, e põe de ponta cabeça seja no seu aspecto material, seja no seu aspecto simbólico, toda a sociedade vigente. Com relação a esses novos valores que chegam, não havia diferença de fundo entre brancos, mestiços ou negros. Esses valores são estranhos a todos igualmente e põem, portanto, a questão do status relativo sob novos padrões, como havia percebido Freyre. A própria elite do patriarcalismo rural teve que se curvar a mudanças que afetavam sua própria vida cotidiana e doméstica.

Além dos motivos econômicos e políticos que favoreciam o familismo patriarcal rural brasileiro, tínhamos também uma interessante forma religiosa também familial. O componente mágico, da proximidade entre o sagrado e o profano, constitutivo de toda espécie de catolicismo, foi levado aqui a seu extremo. Havia impressionante familiaridade entre os santos e os homens, cumprindo àqueles, inclusive, funções práticas dentro da ordem doméstica e familiar. Nesse contexto, mais importante ainda é que o culto aos santos se confundia também com o culto aos antepassados, conferindo ao familismo como sistema uma base simbólica própria.

Frases de Gilberto Freyre

Os portugueses... assim que se estabeleceram no Brasil começaram a anexar ao seu sistema de organização agrária de economia e de família uma dissimulada imitação de poligamia, permitida pela adoção legal, por pai cristão, quando este incluía, em seu testamento, os filhos naturais, ou ilegítimos, resultantes de mães índias e também de escravas negras. Filhos que, nesses testamentos, eram socialmente iguais, ou quase iguais, aos filhos legítimos. Aliás, não raras vezes, os filhos naturais, de cor, foram mesmo instruídos na Casa Grande pelos frades ou pelos mesmos capelães que educavam a prole legítima, explicando-se assim a ascensão social de alguns desses mestiços (Freyre, 1969, p. 181).

Outro ponto, que explica o ódio da esquerda ao sociólogo, é seu apoio ao regime militar em 1964. Suas publicações são praticamente banidas da academia brasileira. Aparece apenas como sociólogo clássico, de ideias ou questionadas ou associadas à democracia racial.

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Freyre tem, portanto, razão em apontar uma especificidade brasileira na questão racial pelo menos nesse período. Menos pelos efeitos de uma maior benignidade da escravidão brasileira, concepção que ele compartilhava com Tannembaum, do que pelo contexto peculiar do processo de modernização brasileiro. É precisamente essa certeza que vai fazê-lo pleitear uma opção peculiar na comparação entre os desenvolvimentos brasileiro e americano. O Brasil teria uma democracia racial, enquanto os EUA seriam os campeões da democracia política, como duas faces de desenvolvimento possível de sociedades escravocratas.

Se a noção de neolamarckismo é fundamental para uma adequada compreensão da obra de Gilberto Freyre, o mesmo não se pode dizer da interpretação conteudística da obra como a formula Araújo. O argumento do autor nesse ponto particular, ao enfatizar o elemento da contradição, que sem dúvida se refere a um ponto real e importante da reflexão Freyriana, termina por se congelar na proposição de uma hybris, que por ser mero excesso, seja criativo ou destrutivo como afirma o autor, pode ser tudo e nada ao mesmo tempo, como a própria anarquia vista por Araújo como a forma social da hybris (cf. Araújo, 1993, p. 90). A hybris é fetichizada e proposta como solução quando na realidade ela é um sintoma de um problema não resolvido. Ela acaba por se tornar uma pseudo-explicação.

Casa-Grande e Senzala

This article intends to emphasize the macro-sociological content of Gilberto Freyres work in the 30s. Instead of the themes classically linked to his work, such as inter-racial mixing and the history of private life, the main point of this paper is different: it aims to reconstruct the clash between the already bourgeois European western values, which take over the country in 1808, and the traditional ones which Freire calls oriental to refer to the set of African, Portuguese and rural values of Brazilian Colonial life. In Sobrados e mucambos Gilberto Freyre develops a historiography of the institutionalization of these new westernizing values which go against the prevaling idea of Brazil as still being ruled by personal and semi-traditional values.

No prefácio de 1969 para a edição brasileira de Novo mundo nos trópicos, livro originalmente publicado em inglês em 1963, percebe-se essa torção peculiar da atitude de Freyre em relação aos estudos realizados na década de 30. Aqui, Freyre pretende responder aos seus primeiros críticos que reclamavam que ele não concluía, não possuía uma tese central clara, nem muito menos tinha uma proposição concreta e clara sobre o que fazer.

Nazismo

Nazismo

A partir de 1950, recebeu vários convites para ministrar conferências em universidades americanas e europeias. Foi chamado também para compor comissões da ONU que tratavam da questão racial.

É precisamente como uma sociedade constitutiva e estruturalmente sado-masoquista, no sentido de uma patologia social específica, onde a dor alheia, o não reconhecimento da alteridade e a perversão do prazer transforma-se em objetivo máximo das relações interpessoais, que Gilberto Freyre interpreta a semente essencial da formação brasileira. Freyre percebe, claramente, que a direção dos impulsos agressivos e sexuais primários depende em grande parte de oportunidade ou chance, isto é, de influências externas sociais. Mais do que predisposição ou de perversão inata (Freyre, 1957, p. 59).

Qual sociólogo que contribuiu com a construção da identidade negra?

A base teórica foi das configurações sociais de Norbert Elias. Os autores Kabengele Munanga e Paulo Freire ajudaram na compreensão das categorias identidade negra e educação. O caminho metodológico proporcionado pela história oral favoreceu o contato com as histórias de vida de pessoas negras doutoras do Brasil.

Qual o papel da escola na construção da identidade negra?

Assim, a presença da cultura e identidade negra na escola é fundamental para garantir a sensação de representação/pertencimento àquele espaço. Discutir a real importância da cultura e identidade negra na escola é resgatar a auto estima e criar novas perspectivas na forma do cidadão enxergar-se como igual aos demais.

Qual foi o livro escrito por Gilberto Freyre em que ele discutiu a temática racial pelo aspecto cultural Assinale a alternativa correta?

Casa-Grande & Senzala é um livro do sociólogo brasileiro Gilberto Freyre publicado em 1933. Freyre apresenta a importância da casa-grande na formação sociocultural brasileira, assim como a da senzala na complementação da primeira.

Como compreender a mestiçagem como valor positivo com base na obra de Gilberto Freyre?

Gilberto Freyre substitui a noção de raça pela noção de cultura, o que possibilitou uma nova concepção das sociedades, que deveriam ser analisadas em suas especificidades, como um fato sui generis. O autor transforma a negatividade do negro e do mestiço em positividade.

Qual foi a contribuição de Gilberto Freyre para sociologia brasileira?

Com a publicação, em 1933, do livro Casa-Grande & Senzala, Gilberto Freyre revolucionou a historiografia brasileira. Em vez do registro cronológico de guerras e reinados, passou a estudar o cotidiano por meio da história oral, documentos pessoais, arquivos públicos, de jornais e fontes até então ignoradas.

Quanto à interpretação de Gilberto Freyre sobre o Brasil assinale as alternativas corretas 1 Gilberto Freyre entende que a cultura brasileira é um resultado direto da influência das tradições e dos costumes europeus 2 a obra de Freyre analisa a realidade brasileira pela ótica da miscigenação cultural em uma época em que muitos ainda acreditavam?

(1,0) A)Gilberto Freyre entende que a cultura brasileira é um resultado da influência das tradições e dos costumes europeus. ... E)Um dos principais legados intelectuais de Freyre é a valorização dos europeus e a defesa das teorias racialistas.

É correto dizer que Gilberto Freyre procurou pensar a formação da sociedade patriarcal brasileira?

É correto dizer que Gilberto Freyre procurou pensar a formação da sociedade patriarcal brasileira, a partir da publicação de Casa Grande & Senzala, influenciado: a) pelas teorias raciais do nazismo. ... e) pelo pensamento autoritário do fascismo italiano.

Qual foi um dos principais sociólogos brasileiros?

  • Florestan Fernandes. Professor, sociólogo e político, Florestan Fernandes (1920-1995) é um dos nomes mais importantes da pesquisa sociológica no Brasil e na América Latina. ...
  • Gilberto Freyre. ...
  • Antonio Candido. ...
  • Fernando Henrique Cardoso. ...
  • Darcy Ribeiro.

O que Gilberto Freyre estudou?

Universidade Columbia

Qual é a tese de Gilberto Freyre?

Gilberto Freyre fez da miscigenação o centro de sua tese, exposta principalmente em Casa Grande e Senzala. ... Foi a partir do impacto nacional e internacional decorrente das teorias de Gilberto Freyre que se firmou a noção da suposta "democracia racial brasileira".

É considerado o marco inicial da sociologia no Brasil?

Casa Grande e senzala de Gilberto Freyre. Partindo deste ponto, vemos que essa obra, por estudar as relações dentro e fora da casa grande, traçando um paralelo direto com os dias cotidianos vividos no pós escravidão, foram úteis e cruciais para o desenvolvimento da sociologia no Brasil.