O estoque máximo serve para delimitar a quantidade máxima do estoque. Grande parte dos empresários pode não se preocupar com o estoque máximo, mas conhecendo esse indicador, podemos evitar alguns problemas. Como por exemplo: espaço físico, produtos perecíveis, custo do estoque parado ou produtos com cuidados especiais.
Giro de produtos A conta é simples, se você vendeu 100 itens em 10 dias, o giro diário é de 10 unidades, mensal 300 unidades e semanal 70 unidades. Essa métrica dá suporte a verificação do estoque mínimo, pois em posse do tempo de reposição e do giro, consequentemente vai conseguir calculá-lo.
Tendo um giro de estoque alto: - O produto não fica ultrapassado na prateleira; - Não é necessário muito espaço para armazenamento; - Em caso de sinistros, como incêndios ou roubos, o prejuízo é menor.
O giro de estoque é igual ao total de vendas dividido pelo volume médio de estoque. ... Em geral, quanto maior o giro de estoque, melhor, pois significa que a empresa está lucrando mais. Mas o indicador depende muito do segmento de vendas.
Um giro de estoque alto é desejado pela maioria das empresas, pois significa que as vendas estão indo bem e que o dinheiro das mercadorias não fica parado, gerando lucro para a empresa.
Característica que é atribuída a um material que tem alta frequência de uso ou maior utilização em um determinado período.
Como calcular o Giro de Estoque?
O PMR mostra quantos dias a empresa demora para receber o pagamento de suas vendas. Já o segundo modelo de cálculo de prazo médio de recebimento de vendas pode ser representado por: PMRV = Total pendente a receber no período / (Total vendido/ Número de dias do período).
O resultado de dias deve ser divido pela quantidade de parcelas, então ficaria: 180 / 3 = 60 dias. Sendo assim o PMRV deste caso seria de 60 dias. Isso significa que demora em média, é 60 dias para que a empresa receba o valor da venda, nem 30 dias e nem 90 dias.