Onde O Espaço Epidural Est Localizado E O Que Ele Contm?

Onde o espaço epidural est localizado E o que ele contm

A aracnoide está anexada ao dura-máter, enquanto que a pia-máter está anexada ao tecido do Sistema Nervoso Central. Quando a dura-máter e a aracnoide se separam, o espaço entre elas é chamado de espaço subdural.

O espaço epidural é o local de aplicação da anestesia epidural. O procedimento pode ser feito em qualquer nível vertebral e a escolha depende da região do corpo que se quer anestesiar para um procedimento obstétrico/cirúrgico. O anestésico aplicado (ex: lidocaína) age nas raízes espinais locais, resultando em analgesia (alívio da dor).

Espaços meníngeos

A pia-máter espinal se continua com a pia-máter craniana ao nível do forame magno. Ela reveste intimamente a medula espinal, contendo plexos vasculares para o tecido da medula espinal. Do ápice do cone medular, a pia-máter dá origem a projeções fibrosas chamadas de filo terminal (filum terminale). O filo terminal se estende cerca de 20 centímetros inferiormente e se conecta ao periósteo da primeira vértebra coccígea.

A hemorragia epidural geralmente afeta a população jovem, pois com a idade, a dura periosteal vai se tornando mais firmemente aderida ao díploe. O hematoma epidural é diagnosticado na TC, onde ele é visto como uma formação hiperdensa biconvexa. A forma biconvexa normalmente é causada por uma firme conexão da dura às suturas cranianas, limitando o sangramento. Se tratado cirurgicamente e a tempo, o indivíduo geralmente se recupera completamente dentro de dois dias.

“Epi”é um prefixo que quer dizer “acima”. Assim, deve ser fácil se lembrar que o espaço epidural craniano é um espaço potencial entre a camada superficial da dura máter e a calvária. Por outro lado, o espaço epidural espinal está localizado entre a dura máter espinal e os tecidos que revestem o canal vertebral.

Aracnoide

Aracnoide

O líquido cefalorraquidiano (LCR) é um líquido incolor, que circula o cérebro e a medula espinhal através do espaço subaracnoideo, ventrículos cerebrais e o canal central da medula. ... Ele constitui um eficiente amortecedor de choques para proteger o encéfalo e a medula espinhal de impactos.

A aracnoide da medula espinal é contínua com aquela do encéfalo. Entre ela e a dura-máter espinal existe um fino espaço subdural existindo entre elas, estando elas bem próximas. Profundamente a aracnoide está a pia-máter espinal e entre a aracnoide e a pia-máter existe o espaço subaracnóideo. Esse espaço se expande ao nível do cone medular da medula espinal, formando a cisterna lombar.

Chefes da Equipe de RevisпїЅo:

A função da pia-máter é separar fisicamente o tecido neural dos vasos sanguíneos no espaço subaracnóideo, aumentando a eficácia da barreira hemato-encefálica. Além disso, ela contribui na degradação dos neurotransmissores, prevenindo sua ação prolongada no tecido nervoso.

A dura-mГЎter reveste o gГўnglio trigeminal, formando um compartimento conhecido como cavo trigeminal (cavo de Meckel).

Quais são os espaços entre as meninges?

Quais são os espaços entre as meninges?

Hemorragia subaracnóidea (HSA) é o sangramento pós-traumático mais comum. Observe que ela também pode ser não-traumática, relacionada à ruptura de um aneurisma intracraniano ou malformação arterial.

A dura-máter da medula espinal se difere daquela do encéfalo por só conter uma  única camada, a camada meníngea. A camada periosteal não existe, pois o canal vertebral, ao contrário do crânio, possui seu próprio periósteo. A dura-máter espinal se conecta à membrana tentorial e ao ligamento longitudinal posterior superiormente. Inferiormente ela se estende até o nível da vértebra S2, se estendendo portanto abaixo da terminação da medula espinal (L1-L2).

A administração por essa via pode ser prescrita em bolus, devendo ser injetado o medicamento à velocidade prescrita, ou, ainda, pode ser pres- crita infusão contínua, e o fluxo de infusão deve ser ajustado conforme a prescrição médica.

As duas camadas estão firmemente aderidas entre si, exceto nos locais em que elas se separam para formar os seios venosos durais. Nesses locais a camada meníngea se projeta internamente, em direção ao tecido cerebral, formando septos fibrosos que separam parcialmente a cavidade craniana. Esses septos fibrosos dentro do crânio são: 

A pia-máter craniana é uma membrana altamente vascularizada que segue intimamente o contorno do encéfalo. Ela não reveste diretamente a superfície do encéfalo, mas está separada dele por um fino espaço chamado de espaço subpial formado pelos podócitos dos astrócitos. Muitos vasos sanguíneos superficiais do encéfalo estão relacionados à pia-máter. Entretanto, como ela é uma membrana muito fina, esses vasos sanguíneos estão em parte dentro da espessura da pia-máter e em parte suspensos pelo trabeculado aracnóideo.

Onde está localizado o espaço subdural?

Aplicada corretamente, por um profissional experiente, a anestesia peridural quase não tem riscos. Deve ser evitada em pacientes que tenham tatuagens no local da punção pela possibilidade de que a agulha conduza fragmentos de tinta para o interior do corpo, causando inflamações. As intoxicações por doses elevadas de anestésico podem causar gosto metálico na boca, zumbidos, tonteiras, dislalia, tremores, tonteiras, sonolência e convulsões, mas esses sintomas são transitórios.

A cisterna lombar se estende de L1-S2 e contém as raízes dorsais e ventrais dos nervos espinais L2-Co (cauda equina). Ela é clinicamente significativa, pois é o local de punção lombar (extração de líquido cefalorraquidiano para análises bioquímica, microbiológica e citológica ou local de aplicação de certos medicamentos).

Onde está localizado o espaço subdural?

A aracnoide craniana é uma camada que se assemelha a uma teia de aranha e se localiza entre a dura-máter e a pia-máter. O espaço potencial entre a aracnoide e a dura-máter é chamado de espaço subdural e, de acordo com alguns autores, contém uma camada muito fina de fluido. O espaço entre a aracnoide e a pia-máter é chamado de espaço subaracnóideo e é preenchido por líquido cefalorraquidiano (LCR), também conhecido como líquor. além disso, as artérias e veias cerebrais se localizam neste espaço.

Em conjunto com as outras membranas meníngeas, a pia-máter funciona para cobrir e proteger o sistema nervoso central (SNC), para proteger os vasos sanguíneos e envolver os seios venosos perto do SNC, para conter o líquido cefalorraquidiano (LCR) e para formar partições com o crânio.

As pregas da dura-mГЎter sГЈo: a foice do cГ©rebro (septo de conjuntivo que ocupa a fissura longitudinal do cГ©rebro), a foice do cerebelo (septo entre os hemisfГ©rios cerebelares), o tentГіrio do cerebelo (septo que separa o lobo occipital do cerebelo), e o diafragma da sela (pequena prega que reveste superiormente a ...

Quais sГЈo as meninges da mais interna para a mais externa?

Meninges

  • A dura-mГЎter, meninge mais externa, Г© formada de tecido conjuntivo denso. ...
  • A aracnoide Г© uma membrana serosa e estГЎ em posição mediana, entre a dura-mГЎter e a pia-mГЎter. ...
  • A pia-mГЎter Г© uma membrana vascularizada localizada mais internamente.

SГЈo cГ©lulas acessГіrias do sistema nervoso?

Ascélulas da glia fazem parte do sistema nervoso. São células auxiliares que possuem a função de suporte ao funcionamento do sistema nervoso central (SNC). ... Elas diferem em forma e função e são elas: oligodendrócitos, astrócitos, células de Schwann, células ependimárias e micróglia.

Qual a estrutura que protege o sistema nervoso central?

O sistema nervoso central (SNC) é responsável por receber e processar informações. Ele é constituído pelo encéfalo e medula espinal, que estão protegidos pelo crânio e coluna vertebral, respectivamente. Ambas as estruturas são reforçadas por três lâminas conjuntivas, denominadas de meninges.