O corcunda cresce solitário, morando no campanário de Notre-Dame, onde executa a tarefa de tocar os sinos da catedral. Em meio à solidão, faz amizade com objetos inanimados, como o próprio sino e três gárgulas de pedra, que ganham vida quando estão a sós com Quasímodo.
A Catedral de Notre-Dame é uma das mais famosas catedrais da França. Está localizada na Ilê de la Cité, ilha localizada no curso do Rio Sena, que passa pela cidade de Paris.
Em 2014, uma das maiores empresas mundiais de investimentos, o grupo norte-americano Bain Capital, assumiu o controle acionário do Grupo NotreDame Intermédica.
Resposta. Resposta: As abóbadas de arcos cruzado, torres, agulhas, portas principais com arqueovoltas, janelas compridas com vitrais.
Gótico Francês
A arquitetura Consagrada à Virgem Maria, a Catedral de Notre-Dame tem a fachada ornamentada com estátuas que retratam cenas bíblicas. O portal central, por exemplo, remete ao "Último Julgamento", onde Cristo é representado na cena como peso da almas, portal de grande influência para os fiéis na Idade Média.
As causas do incêndio ainda não estão determinadas, presumindo-se que o fogo possa estar relacionado com as obras de restauro em curso no edifício. Estima-se que o fogo tenha deflagrado às 18h50, hora de Paris, no sótão da catedral, perto da hora em que o edifício fechava aos turistas.
Resposta. Eram usadas ouro, prata, bronze, e argila para centar os tijolos.
- Presença de sustentação estrutural através de arcobotantes (suportes construídos na parte de fora da construção). - Presença de abóbadas e arcos com formato ogival. - Planta arquitetônica com formato de cruz latina. - Presença de vitrais com temas religiosos, principalmente nas catedrais.
História Geral. A Arte Gótica caracterizou-se pela arquitetura das catedrais católicas, irradiando-se para a escultura e para a pintura no final da Idade Média.
As principais características da arquitetura gótica são:
As características essenciais da pintura românica foram a deformação e o colorismo. A deformação, na verdade, traduz os sentimentos religiosos e a interpretação mística que os artistas faziam da realidade. A figura de Cristo, por exemplo, é sempre maior do que as outras que o cercam.
Enquanto no estilo românico o arco era redondo e tinha paredes grossas, no estilo gótico os arcos eram de nervura e as paredes eram esculpidas. Enquanto no estilo românico as janelas eram aberturas estritas e com interiores escuros, no estilo gótico as janelas eram grandes e largas e tinham interiores escuros.
Pintura do gótico
O gótico implicava uma renovação das formas e técnicas de toda a arte com o objetivo de expressar a harmonia divina. No forte simbolismo teológico, fruto do mais puro pensamento escolástico, as paredes eram a base espiritual da Igreja, os pilares representavam os santos, e os arcos e os nervos eram o caminho para Deus.
Aliás, a arquitetura gótica é também conhecida por “a arte das catedrais”. Isso porque, nesse período, as obras mais conhecidas e grandiosas eram essas. Exemplos marcantes da arquitetura gótica são a Notre Dame, em Paris, França e a Duomo di Milano, em Milão, na Itália.
As paredes das catedrais possuíam paredes grossas, colunas e pilares para sustentar as grandes abóbadas (estruturas internas curvadas) que projetavam. Essas construções contavam também os arcobotantes, importante inovação técnica que permitia aumentar a exposição à luz internamente.
O verticalismo significa que as construções têm alturas gigantescas (são maiores na vertical); reforçando o sentimento de pequenez do homem frente à magnificência do Celestial. Vitral. Significa o traçado em direção ao céu. Tanto no exterior quanto no interior, todas as linhas da sua construção apontam para o alto.
Portanto, a Arte Gótica marca o triunfo das cidades, onde a Igreja percebe ter o apoio de uma grande parcela dos fiéis, para quem irá construir catedrais. Elas representavam símbolos do poder político da Igreja e econômico da burguesia.
Gótico é o adjetivo que designa o que é proveniente, relativo, criado ou usado pelos Godos, o povo germânico. O termo ganhou também a conotação de duro ou bárbaro, e desde o século XVIII também é usada para se referir a coisas diferentes, distintas e excêntricas.
A Arte Românica foi um estilo artístico que surgiu na Europa no século XI e que predominou, principalmente, nas construções de igrejas católicas. O estilo pode ser visto ainda em castelos e mosteiros, além de influenciar as esculturas e outras artes decorativas, como as pinturas e tapeçarias.