Os elementos químicos da Tabela Periódica podem ser classificados em três grupos principais: metais, ametais e semimetais. Os metais são a grande maioria dos elementos, conforme é possível visualizar no texto Metais.
Embora os elementos 117 e 118 estejam em posições que pudessem colocá-los no grupo dos ametais, ainda não há evidências empíricas que possam classificá-los dessa forma, uma vez que, por serem muito instáveis, suas propriedades não podem ser estudadas com clareza. Veja também: Quais são os elementos radioativos?
O Guiness Book coloca o plutônio (Pu) como o elemento mais perigoso da Tabela Periódica, uma vez que é altamente radioativo e é utilizado na confecção de bombas atômicas.
Por isso, normalmente, o sódio e os outros membros da família dos alcalinos, que também são muito reativos, são guardados em querosene, óleo ou benzeno, para não entrarem em contato com a umidade do ar e com o seu oxigênio. Todos os alcalinos possuem apenas 1 elétron na sua camada de valência (genericamente, ns 1 ), tendo, portanto, a tendência de perder esse elétron e formar cátions monovalentes, isto é, com a carga +1. Visto que eles possuem apenas um elétron na camada de valência, sua energia de ionização* é baixa, e é fácil haver a perda desse elétron.
Hidrogênio: O hidrogênio é diferente de qualquer outro elemento químico, pois não se enquadra em nenhum dos grupos mencionados. Por isso, em algumas tabelas, ele aparece na parte central acima. Na maioria das Tabelas Periódicas, ele vem na família 1 (família dos metais alcalinos), porque ele possui apenas um elétron em sua camada de valência, mas as suas propriedades não são semelhantes aos membros dessa família.
AÇO Sua História O ferro foi descoberto ainda na pré-história, porém, o aço, como conhecemos atualmente, só foi desenvolvido em 1856, alcançando grande repercussão no meio industrial. Isso porque o aço é mais resistente que o ferro fundido e pode ser produzido em grandes quantidades, servindo de matéria-prima para muitas indústrias.
Ametais na Tabela Periódica – Os ametais estão quase todos no bloco p da Tabela Periódica, ou seja, entre as famílias 13 e 18, A única exceção é o hidrogênio, que se posiciona na família 1, no bloco s. Partindo do pressuposto que ametal é todo elemento químico que não é metal, nós temos 22 elementos químicos nessa classificação:
Exercícios resolvidos sobre metais – Questão 1 (IFTO 2018) No laboratório, após observar características como brilho e maleabilidade e realizar alguns testes qualitativos, foi feita uma classificação entre elementos metálicos e não metálicos. Assinale a opção que descreve corretamente as características dos metais.
- Podem apresentar-se nos três estados de agregação: sólido (carbono, fósforo, enxofre, selênio e astato), líquido (bromo) e gasoso (nitrogênio, oxigênio, flúor, cloro e iodo – apesar de ser encontrado no estado sólido em condições ambientes, o iodo é perceptivelmente volátil e sublima, isto é, passa diretamente do estado sólido para o estado gasoso).
O hidrogênio, muitas vezes, também é listado nesse grupo. Ele aparece na família 1 da tabela periódica porque possui apenas um elétron na sua camada eletrônica, assim como os demais elementos dessa família (metais alcalinoterrosos). No entanto, as características e propriedades químicas do hidrogênio são totalmente diferentes das dos metais alcalinoterrosos.
No caso do sódio, por exemplo, quando ele realiza uma ligação iônica com o cloro (Cl), doando um elétron para ele, ele se torna o cátion sódio (Na + ) e forma o cloreto de sódio (NaCl), que é o sal de cozinha. Agora ele não é mais violentamente reativo como vimos, mas passa a ter uma grande importância biológica, pois tem que estar presente nos fluidos extracelulares, controlando as trocas de várias substâncias entre as células do organismo e o sangue. Já o cátion lítio (Li + ) é usado no tratamento de depressão, principalmente da psicose maníaco-depressiva. O metal alcalino Rubídio é usado na produção de cristais especiais para sistemas de telecomunicação de fibra óptica, de semicondutores e células fotoelétricas.
Há diversas classificações periódicas disponíveis, e algumas delas nomeiam os elementos da família 7A como ametais ou halogênios, Estes elementos formam ligações iônicas com os elementos do grupo dos metais, ganhando elétrons e também podem formar ligações covalentes com outros elementos não metálicos.
E) Condutores de calor e eletricidade; tendem a formar cátions em soluções aquosas; quando sólidos são quebradiços e alguns são duros e outros macios. Resolução: Alternativa D Os metais têm como principais características a alta condutividade térmica e elétrica, a maleabilidade, a ductilidade e o brilho metálico característico.
Ametais: São 11 elementos (carbono (C), nitrogênio (N), fósforo (P), oxigênio (O), enxofre (S) ( está na imagem abaixo ), selênio (Se), flúor (F), cloro (Cl), bromo (Br), iodo (I) e astato (At)) que possuem propriedades opostas às dos metais:
A Tabela tem várias subdivisões, diferenciando os elementos em metal ou ametal, representativos ou de transição, além de subdividi-los de acordo com sua distribuição eletrônica.
Entre os elementos da outra metade, com exceção do bromo, que é líquido, todos os outros são sólidos. Os ametais são caracterizados pela alta afinidade eletrônica e alta energia de ionização. Por isso, nas diversas reações químicas, tendem a ganhar elétrons gerando íons negativos, denominados ânions. Estes elementos podem reagir entre si e compartilhar seus elétrons por meio de ligações covalentes, ou podem, também, reagir com metais recebendo elétrons destes por meio de ligações iônicas.
São enviadas às indústrias siderúrgicas junto com as demais sucatas metálicas, para se transformarem em tarugos ou folhas de flandres. As latas de aço lançadas na natureza sofrem oxidação num prazo médio de 3 anos, transformando-se em óxidos ou hidróxidos de ferro.
O Hidrogênio (H), também é considerado pertencente à família dos ametais em determinadas literaturas, dessa forma, os elementos químicos podem ser subdivididos e dispostos também da seguinte maneira: metais, ametais e gases nobres. Os ametais possuem presença abundante na natureza se comparados aos metais, e suas principais características são: não possuir brilho, não são condutores de calor e nem de eletricidade, podendo atuar como isolantes, possuem baixo ponto de fusão (com exceção do Carbono – PF: ~ 3500°C) e baixo ponto de ebulição, fragmentam-se facilmente, e são extremamente eletronegativos,
Apenas alguns pouquíssimos metais são quebradiços. Questão 2 (EAM 2011) Em relação às ligações químicas, é correto afirmar que a ligação metálica consiste em: A) um mar de elétrons circulando entre cátions fixos. B) inúmeros íons mantidos unidos como que em uma grade.
* Semimetais: São sete elementos (boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po)). Geralmente o boro, o silício, o arsênio e o telúrio são colocados do lado dos ametais, enquanto o germânio, o antimônio e o polônio são considerados metais.
Metais: Os metais constituem a maior parte dos elementos da Tabela Periódica, representando dois terços deles, o que resulta em um total de 87. Alguns exemplos são a prata, ouro, cobre, zinco, ferro, alumínio, platina, sódio, potássio, entre outros.
Ferro, cobalto, prata, ouro, platina , paládio, alumínio, manganês, sódio, potássio.
Os elementos geralmente classificados como semimetais são sete: boro (B), silício (Si), germânio (Ge), arsênio (As), antimônio (Sb), telúrio (Te) e polônio (Po). Esses elementos aparecem na tabela periódica formando uma linha diagonal, parecida com uma escada, que fica entre os metais e entre os ametais.
adjetivo Que, pelas suas propriedades ou brilho, se assemelha a um metal. ... Metalo + óide.
Gálio
Os dezoito grupos (colunas verticais) da tabela periódica e os respectivos elementos que a pertencem são:
Resposta. Resposta: 18 famílias que são as colunas verticais a Tabela Periódica e 7 períodos que são as filas horizontais. A Tabela Periódica utilizada atualmente é disposta em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico de cada elemento químico.
Atualmente, a tabela periódica é organizada em 7 linhas horizontais (períodos) e 18 linhas verticais (grupos ou famílias), mas nem sempre foi assim.
A Tabela Periódica é organizada em ordem crescente de número atômico, sendo que as colunas são as famílias e as linhas horizontais são os períodos. ... Por isso, a Tabela Periódica atual é organizada em linhas horizontais em ordem crescente de número atômico.
Resposta: Assim, a Tabela Periódica atual é organizada em ordem crescente de números atômicos. Os elementos estão organizados indo da esquerda para a direita, aumentando uma unidade no número atômico. Por exemplo, o primeiro elemento que aparece na Tabela Periódica é o hidrogênio, com número atômico igual a 1.
Resposta: Eles estão organizados em ordem crescente de números atômicos (número de prótons). ... Cada quadrado especifica o nome do elemento químico, seu símbolo e seu número atômico.
Dmitri Ivanovich Mendeleev (1834-1907) criou uma tabela periódica que organizava os elementos em ordem crescente de massa atômica. ... Assim, a Tabela Periódica atual é organizada em ordem crescente de números atômicos.