Atualmente, a não existência de vulcões no Brasil deve-se ao fato de o nosso território encontrar-se em uma área continental das placas tectônicas, isto é, ele está mais afastado da zona de encontro entre uma placa e outra.
IEV 8
Desse modo, os vulcões são classificados em cinco tipos distintos: os Vulcões Escudo, Vulcões Monogenéticos (Cones de Escórias e Cones Hidroclásticos), Vulcões Compostos, Vulcões Combinados e Caldeiras.
De modo geral, há dois tipos principais de erupções vulcânicas:
Em termos de ocorrência, existem dois tipos de vulcanismo: o primário e o secundário. O vulcanismo primário consiste na atividade vulcânica propriamente dita. Já o vulcanismo secundário refere-se aos processos associados, como os gêiseres, aquecimento térmico da água, fumarolas, entre outros.
Há três tipos de atividade vulcânica, variando de acordo com o tipo de magma, sua temperatura ou composição química:
erupção efusiva. Erupção em que predomina o escoamento de lava do vulcão sem a ocorrência de explosões violentas. A lava acumula-se em um lago de lava no topo da chaminé e/ou escorre morro abaixo por vales segundo ritmo que depende da basicidade do magma, do relevo, do tempo de escoamento, entre outros fatores.
Vulcanismo é um fenômeno geológico que ocorre do interior da Terra para a superfície, quando há o extravasamento do magma em forma de lava, além de gases e fumaça. O termo vulcanismo é utilizado para designar uma série de fenômenos e elementos vulcânicos.
O vulcanismo é um fenômeno geológico que inicia no interior da Terra e se completa na superfície terrestre; O vulcanismo ocorre quando o magma jorra para fora do vulcão em forma de: lava, gases.
Resposta. b-O processo de vulcanismo é causado principalmente pelo movimento das placas tectônicas, o tectonismo. O vulcanismo pode ser definido como o processo em que o magma que está dentro da Terra alcança a superfície devido à pressão e temperatura existentes no subsolo.
Resposta: O vulcanismo é um fenômeno geológico natural, ocorre por meio da alta pressão e temperatura presente no interior da Terra, onde há a expulsão de lava, cinza, gases, poeira, etc.. Consequências: Destrói imóveis por perto, destrói zonas, provoca mortes..
Os riscos do vulcanismo Dentre os fatores de perigo estão a sismicidade associada aos eventos vulcânicos; o grau de violência e a imprevisão das erupções; a poluição atmosférica e chuvas ácidas; degelo inesperado de glaciares; tsunamis e nuvens ardentes.
As consequências de um terremoto são: Vibração do solo, abertura de falhas, deslizamento de terra, tsunamis, mudanças na rotação da Terra.
A erupção é um problema ainda mais grave, quando há derramamento todas as cidades que vivem ao pé do vulcão possuem a chance de que perderem absolutamente tudo que produziram ao longo de vários anos, e que é deixado para trás na correria.
Erupção vulcânica é a saída de magma, pedaços de rochas, gases e cinzas por conta do vulcanismo. ... Ao entrar em contato com a superfície através das erupções vulcânicas, o magma recebe o nome de lava – que, ao solidificar-se ao longo do tempo, origina as rochas vulcânicas ou magmáticas.
Uma erupção vulcânica ocorre quando o magma acumulado sob a crosta terrestre exerce tamanha pressão que precisa ser expelido.
Portanto, além de lava e cinzas, o vulcão expele vapor de água e vários gases, como o gás carbônico e gases de enxofre. Alguns vulcões entram em erupção só por alguns dias ou semanas. Outros maiores podem entrar em erupção milhares de vezes ao longo de centena de milhares de anos ou até por muito mais tempo.
Os vulcões formam-se nas zonas de convergência, ou seja, nas regiões onde há o choque entre as placas tectônicas (que se encontram sob o material magmático). O acúmulo da pressão provocado pela movimentação das placas provoca a descarga de energia e, consequentemente, a erupção vulcânica.
Previsão de erupções Os seguintes fatores são analisados de forma a ser possível prever uma erupção: Sismicidade. Microssismos e sismos de baixa magnitude ocorrem sempre que um vulcão "acorda" e a sua entrada em erupção se aproxima no tempo.
Resposta. Explicação: Causa desastre ou outro tipo de palavra que junta com causa =)
Caso uma erupção vulcânica aconteça perto de onde você está: Respire através de um pano úmido caso o ar esteja com muito gás ou poeira. Ouça as recomendações de segurança transmitidas pela rádio. Saia da área afetada: vá a uma área de abrigo ou a pontos de encontro, ou zonas de evacuação.
Os vulcões surgem quando as chamadas placas tectônicas - que fazem parte da crosta terrestre - se chocam movimentando o material presente sobre elas e deixando aberturas para camadas mais profundas do planeta. Por essas aberturas pode sair o magma presente entre a crosta e a manta - camada média da Terra.
Resposta. Resposta: Explicação: Movimento das placas tectônicas.