Saiba tudo sobre saúde e bem-estar. Blog criado pelo AmorSaúde, rede de clínicas populares que oferece atendimento médico, odontológico e exames à população brasileira. Tudo isso com qualidade e humanização.
Nódulos benignos são fruto de um crescimento aumentado que ocorre nas estruturas elementares da mama denominadas ductos e estroma. Sua causa não esta completamente esclarecida, no entanto há fortes indícios de que os hormônios femininos que surgem após a primeira menstruação (menarca) estejam envolvidos.
No estadiamento do câncer de mama, o tumor é classificado como T1, quando seu tamanho é menor que 2 cm; T2, quando entre 2 e 5 cm; T3, quando maior que 5 cm; ou T4, caso exista envolvimento da pele ou parede do tórax, por exemplo.
Em caso de suspeita de câncer de mama é importante consultar um clínico geral, mastologista ou ginecologista. Quando o tratamento é indicado, pode envolver desde o uso de medicamentos até cirurgia e as chances de cura são maiores nos estágios iniciais.
Além disso, em caso de suspeita de câncer de mama é importante consultar um clínico geral, mastologista ou ginecologista para uma avaliação, porque a chance de cura é maior quando identificado ainda no início. Conheça mais sintomas do câncer de mama.
A lista abaixo mostra os resultados do uso do nosso questionário por usuários do Buoy que tiveram nódulos mamários. Esta lista não constitui aconselhamento médico e pode não representar com precisão o que você tem.
A terapia hormonal envolve o uso de medicamentos, como tamoxifeno ou anastrozol, para impedir o crescimento de células tumorais. Pode ser indicada em alguns casos como tratamento após a remoção do tumor por cirurgia, para diminuir o risco do câncer voltar a surgir.
Um caroço nos seios pode aparecer em mulheres de qualquer idade. A maioria deles, não quer dizer que seja um sinal de câncer de mama, eles podem ser apenas uma alteração benigna, como fibroadenoma ou um cisto.
Nos casos em que o nódulo apresenta características malignas, o tratamento deverá ser indicado pelo oncologista ou cirurgião oncológico levando em consideração o estágio, o tipo de câncer e a resposta aos hormônios.
O câncer de mama dói, em geral, somente quando a doença já se encontra em estágios avançados, por isso mesmo todos os cuidados para a identificação imediata de ocorrência de câncer devem ser tomados por toda e qualquer mulher.
Você deve visitar seu médico de atenção primária nas próximas 24 horas para avaliar o nódulo. O diagnóstico normalmente envolve apenas um exame físico e exames de imagem. Às vezes é necessária uma biópsia para descartar outras causas. O tratamento de um cisto envolve aspirar o conteúdo do cisto (sugar o material).
Lipoma. O lipoma resulta do acúmulo de tecido gorduroso na mama e, por isso, não é grave, podendo ser retirado através de cirurgia apenas por razões estéticas. Características do nódulo: são moles, semelhantes a pequenas almofadas de gordura, que podem se mover pela mama.
A cirurgia para o câncer de mama consiste na remoção do tumor e pode necessitar da retirada completa da mama em alguns casos. Algumas vezes a cirurgia pode ser combinada com a radioterapia. Veja os tipos de cirurgia para retirada do câncer de mama e quando são indicadas.
O espectro de anormalidades proliferativas nos lóbulos e ductos da mama inclui hiperplasia, hiperplasia atípica, carcinoma in situ e carcinoma invasivo. Dentre esses últimos, o carcinoma ductal infiltrante é o tipo histológico mais comum e compreende entre 80 e 90% do total de casos.
Alterações fibrocísticas da mama são o termo médico usado para alterações mamárias que podem ou não ser moderadamente dolorosas e ocorrer em sincronia com o ciclo menstrual. Eles podem ocorrer em um ou em ambos os seios e podem ser afetados pelos hormônios das pílulas anticoncepcionais. Geralmente, envolvem uma área levemente sensível em um ou ambos os seios que tende a crescer e diminuir com a menstruação.
É importante procurar um médico se notar qualquer nódulo palpável nas mamas. Eles podem indicar tanto a presença de massa benigna quanto a de algum tumor maligno. Os nódulos cancerosos são espessos, compactos, duros e de contornos mal definidos.
A mastopatia diabética é um tipo raro e grave de mastite, uma inflamação na mama que causa dor, vermelhidão e aparecimento de um ou mais caroços nos seios, que podem ser confundidos com câncer. Essa doença aparece apenas em pessoas com diabetes que fazem uso de insulina, atingindo principalmente as mulheres.
O nódulo na mama é um pequeno caroço que pode surgir na mama e que, na maioria dos casos, é apenas uma alteração benigna, como fibroadenoma ou um cisto, que normalmente não necessitam de tratamento.
Caso seja notada a presença de um caroço no dia-a-dia ou durante o autoexame da mama, é importante consultar um mastologista e realizar exames como ultrassom ou mamografia, para que o médico identifique se o nódulo é benigno ou maligno, e defina o tratamento mais adequado.
Normalmente só se suspeita de câncer quando o nódulo tem características malignas, como provocar alterações do tamanho e forma da mama, ou se houver histórico de câncer de mama na família, principalmente em parentes de primeiro grau.