Jesus andando sobre as águas é um dos milagres de Jesus, relatado em Mateus Marcos 6:45-52 e em João 6:16-21. ... De acordo com alguns detalhes encontrados apenas no Evangelho de Mateus, Pedro pulou na água para ir ao encontro de Jesus, perdeu o controle e começou a afundar, sendo então salvo por Jesus.
Então Pedro saiu do barco, andou sobre a água e foi na direção de Jesus. Mas, quando reparou no vento, ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor, salva-me!" Imediatamente Jesus estendeu a mão e o segurou.
1 Levar ao pasto ou pastagem: “O rapaz […] que apascentava as cabras […] não era aquele rapaz que eu tinha diante de mim” ( MS ) . 2 Vigiar atentamente, pastorear: O pastor apascentava diligentemente seu rebanho.
Então Pedro desceu do barco, e andou sobre as águas para ir ter com Jesus. De repente sentiu o vento forte e teve medo. Com isso, ele começou a afundar e clamar a Jesus que o salvasse.
E, tendo navegado uns vinte e cinco ou trinta estádios, viram a Jesus, andando sobre o mar e aproximando-se do barco; e temeram.
Só três pessoas andaram sobre as águas: Jesus, Pedro e Evangivaldo.
São Tomé
Essa passagem é a origem da expressão "Tomé, o Incrédulo" bem como de diversas tradições populares similares, tal como "Fulano é feito São Tomé: precisa ver para crer". Após ver Jesus vivo, Tomé professa sua fé em Jesus; a partir de então ele é considerado "Tomé, o Crente".
A expressão que cita é um pouco diferente: Ver para crer (como S. Tomé). Significa, segundo o Dicionário de Expressões Correntes de Orlando Neves, «Só acreditar no que se vê ou está irrefutavelmente provado».
Significado de Discípulo [Religião] Cada um dos apóstolos de Jesus que propagaram seus ensinamentos. Pessoa que adota uma doutrina, filosofia, ideal: discípulos do capitalismo. Aquele que dá continuidade ao trabalho de outra pessoa: discípulos de Saussure. Etimologia (origem da palavra discípulo).
Ele também pode ter sido o “outro discípulo” que, com André, foi um seguidor de João Batista e o ouviu testificar que Jesus era o Cordeiro de Deus (ver João 1:35–40), e é provável que tenha sido o discípulo que acompanhou Pedro depois da prisão de Jesus e que ajudou Pedro a ter acesso à corte do sumo sacerdote (ver ...
Jesus disse: "Mulher, este é o teu filho". Depois disse ao discípulo: "Esta é a tua mãe". Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena.
Três Marias é o nome como são conhecidas as três mulheres de nome Maria que, de acordo com a interpretação tradicional dos quatro evangelhos canônicos, foram até o túmulo de Jesus acompanhando a mãe dele, Maria.