A lei 10.
A representação do símbolo internacional de pessoas com deficiência visual (cegueira) consiste num pictograma branco sobre fundo azul (referência Munsell 10B5/10 ou Pantone 2925 C).
O símbolo internacional de acesso é utilizado para indicar acessibilidade aos serviços e identificar espaço, edificações, mobiliário e equipamentos urbanos onde existem elementos acessíveis ou utilizáveis por pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida.
Campanha alerta: símbolo da cadeira de rodas representa todas as deficiências. Um em cada quatro brasileiros tem algum tipo de deficiência. ... Em todo o mundo, o símbolo azul com o ícone de uma pessoa em cadeira de rodas representa todas as pessoas com deficiência, seja física, visual, auditiva, intelectual e com autismo.
ouvir, IAST: Oṃ, Devanagari: ॐ) é o mantra mais importante do hinduísmo e outras religiões. Diz-se que ele contém o conhecimento dos Vedas e é considerado o corpo sonoro do Absoluto, Shabda Brahman. O Om é o som do universo e a semente que "fecunda" os outros mantras.
É incluir em nossa sociedade as pessoas com deficiência com uma série de ações durante o mês de setembro, cuja cor verde simboliza a acessibilidade. É um movimento de conscientização para ajudar a pessoa com deficiência a superar a barreira social.
Aumentar o conhecimento sobre os serviços públicos e a informação sobre a sua funcionalidade. Aumentar o espaço na comunicação para que pessoas com deficiência informem sobre suas necessidades específicas. Aumentar as parcerias e o apoio de instituições públicas e privadas locais no desenvolvimento de projetos.
Praticar exercícios físicos são importantes para todas as pessoas, ainda mais para as pessoas que tem problemas de locomoção. Todos os tipos de atividade física pode contribuir para a melhoria, é necessário apenas considerar a deficiência e o tipo de esporte que mais agrada a pessoa a ser tratada.
Calçadas em péssimas condições, falta de guias rebaixadas, inadequação de lojas e restaurantes, transporte deficiente, ensino profissional precário, preconceito, diversas barreiras em prédios comerciais e públicos.
A inclusão social traz no seu bojo a equiparação de oportunidades, a mútua interação de pessoas com e sem deficiência e o pleno acesso aos recursos da sociedade. Cabe lembrar que uma sociedade inclusiva tem o compromisso com as minorias e não apenas com as pessoas portadoras de deficiência.
A Constituição Federal prevê inúmeros instrumentos de proteção de inclusão dos deficientes físicos nas empresas. Há também as Leis 7.
Dificilmente iam para a escola e raramente conseguiam um emprego. Hoje a realidade é outra: apesar do culto excessivo ao corpo perfeito, criou-se a Lei de Cotas, obrigando as empresas a contratarem um percentual de pessoas com alguma deficiência. Todos parecem estar preocupados com a questão da responsabilidade social.
Dessa forma, no atual contexto social, a inserção da pessoa com deficiência deixa o âmbito exclusivamente pessoal, familiar ou das instituições especializadas para alcançar toda a sociedade. Trata-se, agora, de uma questão de cidadania e de redução da desigualdade social.
Em períodos de desemprego e de crise econômica, as pessoas deficientes costumam ser as primeiras a serem despedidas e as últimas a serem contratadas. ... Muitas pessoas deficientes não estão apenas excluídas da vida normal das suas comunidades, mas também estão, de fato, confinadas em instituições.
Art. 2º Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.