EQST

O Que Uma Residncia Teraputica?

O que é uma residência terapêutica?

O Serviço Residencial Terapêutico (SRT) – ou residência terapêutica ou simplesmente "moradia" – são casas localizadas no espaço urbano, constituídas para responder às necessidades de moradia de pessoas portadoras de transtornos mentais graves, institucionalizadas ou não.

O que são residências terapêuticas e como funcionam?

Os Serviços Residenciais Terapêuticos, também conhecidos como Residências Terapêuticas, são casas, locais de moradia, destinadas a pessoas com transtornos mentais que permaneceram em longas internações psiquiátricas e impossibilitadas de retornar às suas famílias de origem.

O que é um cuidador de residência terapêutica?

Atividades de reabilitação psicossocial que tenham como eixo organizador a moradia, tais como: auto-cuidado, atividades da vida diária, frequência a atendimento em serviço ambulatorial, gestão domici¬liar, alfabetização, lazer e trabalhos assistidos, na perspectiva de reintegração social (BRASIL, 2000).

Quais os critérios para um paciente ser encaminhado para uma residência terapêutica?

Pacientes já internados por mais de dois anos e que, de acordo com avaliação médica, possam ser ressocializados serão encaminhados às residências terapêuticas. No caso de pacientes com dependência química, o encaminhamento é para o VemSer, que é o programa municipal intersecretarias de combate às drogas.

O que faz um cuidador na RT?

O cuidador busca agradá-los de todas as formas, do bolo que eles mais gostam até o programa de TV que mais agrada. Os moradores que hoje vivem em RT não têm vínculo com a sua família de origem. Muitos foram abandonados ainda pequenos nos Hospitais Psiquiátricos ou a família os abandonou no processo terapêutico.

O que faz um cuidador terapêutico?

Uma profissão cada vez mais requisitada é a de cuidador terapêutico. Profissionais especializados nessa área podem oferecer suporte e acompanhamento para crianças, adolescentes, adultos ou idosos que precisam de algum atendimento específico, seja por alguma doença, deficiência ou limitação física e sensorial.

Como deve ser o acompanhamento a familiares de pacientes com transtorno mental?

É necessário que os serviços substitutivos auxiliem as famílias, prestem-se a uma escuta atenta às suas dificuldades e dúvidas em relação ao enfrentamento do adoecimento de seu familiar e as ajudem a promover as mudanças necessárias que surgem na convivência com a comunidade onde a pessoa está inserida.

O que é lares abrigados?

A proposta dos Lares Abrigados, então, é a de trabalhar com pessoas que já estiveram internadas e que perderam seus vínculos, ou mesmo com aquelas que, ainda tendo referências familiares, não querem ou não conseguem "retornar ao núcleo familiar".

Qual a diferença de raps e CAPS?

Os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) nas suas diferentes modalidades são pontos de atenção estratégicos da RAPS: serviços de saúde de caráter aberto e comunitário constituído por equipe multiprofissional e que atua sobre a ótica interdisciplinar e realiza prioritariamente atendimento às pessoas com sofrimento ou ...

Quais as principais funções dos CAPS dentro da atenção básica de atendimento ao paciente mental?

Entre as funções do CAPS podemos destacar: Monitorar casos de distúrbios mentais leves e moderados diariamente, evitando assim a superlotação dos hospitais psiquiátricos. Adotar métodos terapêuticos que envolvam a inserção do portador de distúrbio mental na sociedade, através de ações conjuntas com outros órgãos.

Qual o trabalho do CAPS com a família do paciente com transtorno mental?

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS I é uma instituição que tem por objetivo a reintegração social aos usuários com transtornos mentais, atendendo também aos familiares em suas necessidades imediatas (32).

Quais são as funções da família do portador de transtorno mental?

Para os participantes deste estudo, o papel da família em relação à pessoa com transtorno mental é estar presente, ter atitudes de zelo, proteção, afeto e compreensão.

Como internar uma pessoa com problemas psiquiátricos pelo SUS?

As internações pelo sistema SUS são encaminhadas pela UPA – Unidade de Pronto Atendimento em Saúde Mental. Os pacientes são hospedados em quartos com no máximo 6 ocupantes. As refeições são feitas no refeitório que dispõe de cozinha própria e refeição balanceada por nutricionista.