O que uma imagem sonora? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
Imagem-de-som ou i-som (image-de-son e i-son em francês) é um conceito proposto por François Bayle para designar a representação auditiva de um som por sua forma e a percepção que se pode ter dele (envolvendo assim, a escuta) quer seja uma representação tangível ou metafórica.
Como podem ser os sons da paisagem sonora?
Por comportar todos os sons de um determinado lugar, a paisagem sonora pode conter sons de diferentes naturezas (Torres e Kozel, 2010), como: os sons dos animais; ... os sons dos seres humanos (falas, sotaques, ato de caminhar ou correr, as músicas etc.), entre tantos outras possibilidades sonoras.
O que inspirou a paisagem sonora?
Paisagem sonora é um conceito com origem na palavra inglesa “soundscape” e que se caracteriza pelo estudo e análise do universo sonoro que nos rodeia. Uma paisagem sonora é composta pelos diferentes sons que compõe um determinado ambiente, sejam esses sons de origem natural, humana, industrial ou tecnológica.
O que é uma paisagem sonora urbana?
Entendemos as paisagens sonoras urbanas como lugares dinâmicos constituídos pela presença do ouvinte como sujeito e pelos inúmeros dispositivos que atravessam a sua tessitura.
Quem criou o termo paisagem sonora?
O termo paisagem sonora começou a surgir na obra de Murray Schafer em publicações como Ear Cleaning: Notes for an Experimental Music Course (1967) e The New Soundscape: A Handbook for the Modern Music Teacher (1969).