Um corpo submetido a uma força pode ser elasticamente deformado se cessada a aplicação da força que provocou a deformação volta ao seu estado normal. ... Uma mola comprimida ou esticada sofre uma deformação elástica, mas volta ao seu tamnaho original após cessar a aplicação da força.
Primeiro o cálculo da tensão, s = F/A, s = 1,0 x 10-5 kN/m2; após, o cálculo da deformação com a equação de Hooke, e = s / E = 5,0 x 10-4 m/m.
deformação elástica – é aquela em que removidos os esforços atuando sobre o corpo, ele volta a sua forma original. deformação plástica – é aquela em que removidos os esforços, não há recuperação da forma original.
Na deformação elástica, o corpo deformado volta ao estado inicial, após cessada a força. Na deformação plástica o corpo não volta mais ao estado indeformado.
Como a maioria dos metais são menos resistentes ao cisalhamento que à tração e compressão e como estes últimos podem ser decompostos em componentes de cisalhamento, pode-se dizer que os metais se deformam pelo cisalhamento plástico ou pelo escorregamento de um plano cristalino em relação ao outro.
○ Os processos de conformação podem ser classificados em: Processos de conformação de volumes – onde a razão entre a área superficial e o volume é pequena. Processos de conformação de chapas – quando a razão entre a área superficial e o volume é grande. quente.
Quanto à deformação plástica dos metais, assinale a opção correta. deformação plástica, dificultando o cisalhamento entre planos, o que justifica, em parte, as diferenças entre valores de tensão teóricos e os observados na prática. A I é o mais resiliente e não se pode afirmar qual é o mais dúctil.
O limite da tensão do regime elástico chama-se resistência ao escoamento do aço fy. Região Plástica: O material escoa devido a tensão promovida pela carga. Essa deformação plástica é irreversível. Após o escoamento total a tensão (σ), volta a aumentar até o limite de ruptura, onde a peça finalmente rompe.
É importante para o engenheiro familiarizar-se como as aplicações e o processamento dos materiais cerâmicos, que são influenciados por suas propriedades mecânicas e térmicas, tais como dureza, fragilidade e temperatura de fusão elevada.
A madeira possui alta resistência mecânica e facilidade de obtenção, a madeira vem sendo amplamente utilizada desde a antiguidade até os dias atuais com diversos fins. Porém, este material apresenta algumas características que permitem transformações químicas e estruturas favoráveis aos mecanismos de degradação.
Principais tipos de biomateriais
Biomateriais são materiais que podem ser implantados para substituir ou reparar tecidos em falta. ... Os biomateriais, tais como substitutos ósseos e membranas de colágeno, são usados regularmente em odontologia regenerativa e também para a regeneração óssea e cartilaginosa em ortopedia.
Fundamentalmente, devem ser biocompatíveis, de forma a não produzir reações inflamatórias, tóxicas ou alérgicas. Ainda, devem ser quimicamente estáveis e apresentar apropriada resistência à corrosão, a fim de prevenir a degradação no ambiente biológico.
Devido a isso, são amplamente utilizados como componentes estruturais para a substituição, reforço ou estabilização de tecidos rígidos. Suas aplicações incluem fios, parafusos e placas para fixação de fraturas, implantes dentários e próteses para substituição de articulações.
O desenvolvimento dos biomateriais envolve ciências como biologia, incluindo a nanobiologia, química, engenharia de tecidos e de materiais. Quanto a sua aplicação, são utilizados com propósito médico, como ferramenta terapêutica ou diagnóstica.
A Biocompatibilidade pode ser definida como a habilidade de um material em ser compatível com tecidos vivos, em especial, o corpo humano. Materiais biocompativeis são desenvolvidos especificamente em função da aplicação a que se destinam e têm de obedecer a um amplo espectro de parâmetros de qualidade e segurança.
RESUMO: Materiais bioativos têm a capacidade de interagir com tecidos naturais, provocando reações que favoreçam o desenvolvimento de processos como: fixação de implantes, biocolonização, regeneração de tecidos anfitriões ou biodegradação do material. Grande parte dos materiais bioativos são cerâmicas.
Biomateriais metálicos Segundo Barbucci [8], um material metálico utilizado na construção de próteses ortopédicas, dispositivos de osteossíntese ou implantes dentários deve possuir as seguintes características: Limite de resistência da ordem de, ou maior que 800 MPa. Resistência à corrosão, geral e localizada.
A maioria dos materiais restauradores deve suportar forças durante a fabricação ou mastigação. A quantidade de força, tensão, deformação, resistência, rigidez, tenacidade, fricção e desgaste podem ajudar a identificar as propriedades de um material.
Os materiais dentários podem ser divididos basicamente em três tipos: metálicos, cerâmicos e poliméricos. principalmente constituindo as ligas metálicas presentes em peças protéticas, aparelhos ortodônticos, limas endodônticas, implantes e instrumentais odontológicos.
Os principais materiais de restauração utilizados costumam ser resina, amálgama, ouro e porcelana....Amálgama
Foto 4: Condicionamento com ácido fosfórico Aplicar o ácido em toda a cavidade, iniciando pelo esmalte e seguindo em direção à dentina. Tempo médio de condicionamento: em dentes decíduos = 15 segundos em dentes permanentes = 10 segundos Esse tempo pode variar conforme concentração do produto. Recomenda-se ler a bula.
Facetas de resina ou porcelana: vantagens e desvantagens