Alguns cientistas consideram um vulcão ativo quando está em erupção ou mostra sinais de instabilidade, nomeadamente a ocorrência pouco usual de pequenos sismos ou novas emissões gasosas significativas. Outros consideram um vulcão ativo aquele que teve erupções históricas.
O aparelho vulcânico é constituído por estruturas principais: câmara magmática; chaminé vulcânica; cratera vulcânica e cone vulcânico. Temos ainda os materiais expelidos pelos vulcões (lava, piroclastos e gases).
Existem diferentes tipos (logo diferentes classificações) de vulcões, resultando daí diferentes configurações dos aparelhos vulcânicos, contudo estes são, normalmente, constituídos pelas seguintes partes: 1) câmara magmática, local onde se encontra acumulado o magma, normalmente situado em regiões profundas das crustas ...
Uma erupção vulcânica ocorre quando o magma acumulado sob a crosta terrestre exerce tamanha pressão que precisa ser expelido.
Portanto, além de lava e cinzas, o vulcão expele vapor de água e vários gases, como o gás carbônico e gases de enxofre. Alguns vulcões entram em erupção só por alguns dias ou semanas. Outros maiores podem entrar em erupção milhares de vezes ao longo de centena de milhares de anos ou até por muito mais tempo.
Ficando seguro durante uma erupção. Ouça o que estão dizendo no rádio e na TV se as sirenes forem ligadas. Quando um vulcão entra em erupção, você deve ligar os aparelhos imediatamente para saber se está em perigo iminente e para descobrir o que está acontecendo ao seu redor.
Os vulcões entram em erupção porque o magma do interior da Terra esquenta tanto que procura frestas na crosta para escapar ; mais ou menos como a água fervente em uma chaleira.
Souza Filho afirma que o monitoramento por satélites é a forma mais segura de se estudar vulcões, aproveitando a oportunidade da visão sinótica, à distância, cobrindo grandes áreas. “A dificuldade de se obter informações em campo leva a grande maioria dos pesquisadores a optar pelo sensoriamento remoto.
Resposta. A atividade vulcânica pode causar o resfriamento das temperaturas médias em toda a terra por resultar na emissão de materiais vulcânicos na atmosfera. Isso provoca a diminuição da incidência de raios solares na superfície, dificultando o aquecimento desta e, consequentemente, da atmosfera.
No dia 22 de dezembro de 2018, o colapso e deslizamento de 2/3 do vulcão Anak Krakatoa no mar causou um tsunami no estreito de Sunda, na Indonésia. Foram contabilizados 429 vítimas, 128 desaparecidos e 1.
a) Por que no sudeste da Ásia, onde se localiza a Indonésia, há ocorrência de vulcões? ... a) A ocorrência de atividade vulcânica no sudeste da Ásia está relacionada à presença de áreas contatos e movimentações de placas tectônicas, neste caso o contato das placas Indo-Australiana e placa Euro - Asiática.
Hoje o Brasil se encontra no meio da placa tectônica Sul-Americana, em uma região estável, e a maior incidência de vulcões ocorre nas regiões geológicas instáveis, ou seja, nas bordas das placas. No Brasil não há vulcões ativos, pois o relevo brasileiro formou-se em períodos geológicos antigos, há milhões de anos.
Depois disso tudo, você deve estar se perguntando: e o Brasil, por que não é afetado por terremotos? Na verdade, não ocorrem terremotos de grande intensidade, pelo fato do País estar localizado no centro de uma placa tectônica – a Sul-Americana –, e os maiores abalos ocorrerem nas bordas das placas.