EQST

O Que Tomada De Força Do Trator?

O que é tomada de força do trator?

Tomada de força ou TF, também conhecida internacionalmente pela sigla PTO (do termo na língua inglesa power take-off) é um eixo propulsor, disponível em máquinas agrícolas e maquinário pesado, usado para transferir força mecânica do motor do trator a um implemento agrícola, alfaia ou acessório.

Para que serve a tomada de força?

A tomada de força (PTO) é um dispositivo auxiliar mecânico que transfere a unidade da caixa de engrenagens do caminhão para as bombas hidráulicas, compressores e outras unidades similares.

O que é para que serve e quais os tipos de tomadas de potências dos tratores?

Localizado na parte traseira do trator, a Tomada de Força ou Tomada de Potência (TDP) tem a função de transmitir potência do motor (torque e rotação) para o acionamento de máquinas e equipamentos agrícolas acopladas ao trator, como roçadeiras, pulverizadores, distribuidores, etc.

Qual a velocidade da tomada de força do trator?

Assim, as TDP são projetadas para trabalhar em duas rotações padronizadas: 540 e 1000 rpm. Tomada de força ou potência? Projetada para funcionar a 540rpm. Para seu uso o motor do trator deve trabalhar entre 1600 a 2200rpm no motor, proporcione 540rpm na tomada de potência.

Como funciona a tomada de força do trator?

As Tomadas de Força Simples montadas na caixa de câmbio são dependentes da embreagem e projetadas para funcionar quando o veículo estiver parado. ... Utiliza um eixo e uma engrenagem, que é responsável tanto pelo trabalho com o câmbio como pela rotação do eixo de saída da Tomada de Força.

Para que lado gira a tomada de força do trator?

O eixo na parte traseira apresenta rotação sempre no sentido horário. O dianteiro é composto de seis estrias e com regime de 1.000rpm. Em algumas marcas, esse eixo pode ter dois sentidos de rotação e seu acionamento é obtido através de uma embreagem de comando eletromagnético.

Onde fica a tomada de força?

As tomadas de força acionadas pelo motor assentam-se na carcaça das engrenagens de distribuição do motor e são independentes da embreagem.

Qual a função da redução final Quais os tipos?

O comando final ou redução final é responsável por um incremento complementar e constante do torque junto as rodas motrizes, e em certos casos, por um aumento do vão livre do trator (distância entre o chassis do trator e o solo).

Quais os dois tipos de TDP?

Existem três formas distintas de acionamento da TDP:
  • TDP independente: controlada por uma embreagem de disco duplo e com comandos de acionamento separados/ independentes;
  • TDP semi-independente: acionada por uma embreagem de disco duplo;
  • TDP dependente: acionamento obtido por uma embreagem de disco simples.

Onde fica a tomada de força do trator?

Comumente nos tratores nacionais o eixo da TDP é disponibilizado na parte traseira, já na dianteira é considerado como um item acessório em função da necessidade de operar implementos específicos para a realização de operações simultâneas.

Como funciona a tomada de força do trator New Holland?

Acionada através de um comando servo-assistido, a tomada de força traseira nos tratores da Série T4F/N/V possui uma transmissão direta de forma a minimizar a perda de potência. A potência máxima do motor é direcionada para a tomada de força para uma eficiência e desempenho ideais.

Como funciona uma tomada de força?

Para Acionamento, a Tomada de Força Simples possui dois modos: através do sistema pneumático do veículo ou manualmente, através de um cabo. As Tomadas de Forca Dupla normal e Heavy Duty montadas na caixa de câmbio são dependentes da embreagem e projetadas para funcionar quando o veículo estiver parado.

Como funciona a tomada de força caminhão?

Para Acionamento, a Tomada de Força Simples possui dois modos: através do sistema pneumático do veículo ou manualmente, através de um cabo. As Tomadas de Forca Dupla normal e Heavy Duty montadas na caixa de câmbio são dependentes da embreagem e projetadas para funcionar quando o veículo estiver parado.

Como funciona a tomada de força da caçamba?

Basicamente, a tomada de força é responsável por transmitir força mecânica do motor do caminhão para implementos como caçamba basculante, guindauto e betoneira, entre outros. Nesse método, a transferência de força ocorre dentro dos componentes, deixando o sistema fechado e mais silencioso. ...

O que é lastreamento quais são os tipos de lastreamento?

O lastramento é um procedimento simples, mas precisa de adequação em função do peso do trator, da configuração do rodado, do implemento e das condições da superfície do solo. ... A inclusão de água como lastro é a forma mais simples e barata para aumentar o peso nos eixos de tração, no entanto, a sólida é a mais indicada.

Qual o objetivo principal das reduções finais nos tratores?

O redutor final é um conjunto de engrenagens, incorporado aos eixos traseiros ou na tração dianteira, cujas funções são para dimi- nuir a rotação das rodas, aumentar o torque e amortecer os impac- tos sofridos pelas rodas.

Quais os sistemas de um trator?

Você sabe como funciona um trator?
  • Motor: origem da força, o motor de combustão interna normalmente usa como combustível o óleo diesel.
  • Transmissão: transmite a força do motor até as rodas e tomada de força. ...
  • Sistema de direção: possibilita a dirigibilidade da máquina.

Quais os tipos de tomada de força?

Existem três sistemas de utilização de tomadas de força nos veículos que são mais utilizados, com funcionamento acoplado à caixa de câmbio, diretamente no motor e com tomada entre a embreagem e o motor.

Como acionar o basculante do caminhão?

Como bascular o caminhão caçamba com segurança
  1. Primeiro, identifique onde fica o botão da tomada de força.
  2. Depois pise na embreagem e puxe o botão.
  3. Em seguida, tire o pé da embreagem e puxe o botão indicado para subir a caçamba.

Quais tipos de lastros podem ser utilizados?

Os tipos de lastros normalmente utilizado nos tratores agrícolas são: • A água, colocada dentro da câmara de ar no interior dos pneus de tração; e • Ferro fundido, podem ser colocados nos discos das rodas motrizes ou na parte frontal do trator, presos no pára-choque.