Um dos sinais vitais é a temperatura que é mantida através da produção e perda de calor pelo organismo.
São eles: Pressão arterial; Pulso; Respiração; Temperatura.
A temperatura corporal é o equilíbrio entre a produção e a perda de calor do organismo, mediado, pelo centro termo-regulador, portanto, pode ser verificada na região axilar, inguinal, bucal ou retal.
1)Relaxe a vítima. Para palpar o pulso radial, mantenha o braço da vítima descansando confortavelmente, preferencialmente cruzando a parte inferior do tórax. Para o pulso carotídeo, palpe a cartilagem tireóide no pescoço (pomo de Adão) e deslize os dedos lateralmente até sentir o pulso.
Quanto mais sangue for bombeado do coração por minuto, maior será esse valor, que tem dois números: um máximo, ou sistólico, e um mínimo, ou diastólico. O primeiro se refere à força de bombeamento do coração e o segundo, à pressão dos vasos sanguíneos periféricos (braços, pernas e abdome).
Os aparelhos digitais automáticos precisam de pouco para se obter uma leitura correta. Basta encaixá-lo no pulso ou braço, diretamente sobre a pele, e apertar o botão “start” para começar a leitura. O apareço irá insuflar sozinho, realizar a leitura e se esvaziar, deixando os resultados exibidos na tela do aparelho.
No aparelho de MAPA, ambas são medidas em milímetros de mercúrio (mmHg). Em resumo, os valores da PA sistólica e diastólica em vigília devem ser mais altos que durante o sono, diminuindo conforme o paciente relaxa.