Para efeito de cálculos, a taxa percentual é substituída pela taxa unitária, resultante da divisão por 100, a qual é transformada em um número decimal equivalente. Por exemplo, a taxa de juros de 12% corresponde à taxa unitária de 0,12, quociente da divisão 12/100.
A taxa de variação de uma função afim nada mais é do que a razão entre a variação no eixo y e a variação correspondente no eixo x. Dessa forma, para calcular o coeficiente angular de uma função afim conhecendo apenas o gráfico desta função, basta seguir os seguintes passos, olhem só!
A taxa de variação é definida como a razão entre a variação da f(x) e a variação de x. Assim. Note que: Como as funções f(x) (ou y) são todas de primeiro grau, as taxas ou coeficientes de variação serão sempre iguais para qualquer intervalo de x.
A Taxa de Variação Instantânea (derivada) de um função num ponto é igual ao declive da reta secante nesse ponto. Todos estes conceitos estão relacionados e percebem-se mais facilmente quando se analisa o gráfico de uma função.
A taxa de variação constante indica que a função será representada por uma reta em um certo intervalo. Já para ser decrescente, o valor de f(x) deve diminuir com o aumento de x, fazendo um movimento de cima para baixo. ... Logo, a opção que corresponde ao intervalo decrescente com taxa de variação constante será [-3, 2].
A regra para identificar se funções do primeiro grau são crescentes ou não é a seguinte: Se a > 0, a função é crescente; Se a < 0, a função é decrescente.
Esse tipo de função pode ser classificada de acordo com o valor do coeficiente a, se a > 0, a função é crescente, caso a < 0, a função se torna decrescente.
Usada geralmente em dicionários, colocando cada palavra de forma alfabética, consequentemente de forma crescente. Pode ser usada em lista de valores, datas, etc. sempre do menor valor para o maior. Ordem decrescente: É o contrario, ela usa do mesmo conceito, mas de forma invertida, do maior para o menor.