Como criar um substituto para o óleo de máquinas
WD-40/WhiteLub/SuperLub/Corrosion X. tem um tal de wm que substitui o wd 40 e parece que custa a metade do preço.
E quais são eles? Os óleos vegetais. Pode ser óleo de girassol ou o óleo de coco, que além de ser um ótimo lubrificante íntimo é também um antifúngico, ou seja, evita candidíase. Aquele mesmo óleo de coco que a gente cozinha.
Resposta. Eu acho que é o óleo, pois há muitas pesquisas que indicam que o óleo pode sim ser um ótimo produto para substituir a graça.
A graxa branca é à base de sabão de cálcio, que tem melhor resistência a água, e pouca resistência a altas temperaturas. Também corrói borrachas, mas é bem menos agressiva que a graxa azul.
Graxa de múltiplas aplicações A graxa do tipo NLGI 2, da Marfak, é recomendada para lubrificação de rolamentos dos automóveis, equipamentos agrícolas e industriais. É considerada múltipla por sua usabilidade em diferentes peças e por ter boa resistência à lavagem por água.
Logo, dados de rotação, tipo de movimento, temperatura, tipo de carga, contaminantes, entre outras variáveis são itens obrigatórios para a definição do lubrificante correto.
Existem algumas propriedades lubrificantes que influenciam na seleção da graxa. Viscosidade do óleo, resistência à oxidação, resistência ao desgaste e resistência à corrosão certamente são algumas dessas características.
Quais tipos de óleo lubrificante existem?
Estabelecida pela SAE - Sociedade dos Engenheiros Automotivos dos Estados Unidos, os óleos lubrificantes são classificados em relação a sua viscosidade. Quanto maior este número, mais viscoso é o lubrificante. ... Óleos monoviscosos: SAE 20, 30, 40, 50, 60; Óleos multiviscosos: SAE 20W-40, 20W-50, 15W-50.
Os óleos lubrificantes são classificados por três normas: SAE, API e ASTM. SAE: Society of Automotive Engineers (Associação dos Engenheiros Automotivos)- define a classificação do lubrificante conforme a necessidade, normalmente está relacionada a viscosidade do óleo.
Os lubrificantes são classificados, de acordo com seu estado físico, em líquidos, pastosos, sólidos e gasosos. Os lubrificantes líquidos são os mais empregados na lubrificação. Podem ser subdivididos em: óleos minerais puros, óleos graxos, óleos compostos, óleos aditivados e óleos sintéticos.
Diferentes tipos de lubrificação para as engrenagens
Existem três tipos de base de lubrificante: mineral; semissintética e sintética. A separação de componentes do petróleo forma a base mineral. Esse tipo de lubrificante, por ter um custo menor, é o mais utilizado nos automóveis.
No campo da mecânica industrial, a lubrificação pode ser classificada basicamente em seis métodos, sendo eles: lubrificação por gravidade, lubrificação por capilaridade, lubrificação PR salpico, lubrificação por imersão, lubrificação por sistema forçado e lubrificação por graxa.
Equipamentos para Lubrificação
Confira os passos para construir um plano de lubrificação preventiva na sua empresa!
Os lubrificantes são substancias que colocadas entre duas superfícies, formam uma película protetora que tem a finalidade de reduzir atrito e desgastes das partes em questão, refrigerar conjuntos mecanizados contínuos ou intermitente, limpar e manter limpo os componentes de uma montagem mecânica, proteger contra a ...
Os lubrificantes são substâncias que colocadas entre duas superfícies móveis ou uma fixa e outra móvel, formam uma película protetora que tem por função principal reduzir o atrito, o desgaste, bem como auxiliar no controle da temperatura e na vedação dos componentes de máquinas e motores, proporcionando a limpeza das ...
Assim, a lubrificação industrial é uma operação que consiste na aplicação do fluido lubrificante entre partes móveis de uma máquina com o objetivo principal de diminuir o atrito sólido e substituí-lo por um atrito fluido, que gasta bem menos energia e causa bem menos desgastes.
O lubrificante é uma substância colocada entre estes componentes em movimento para reduzir a fricção e proporcionar o deslizamento suave e fácil, um contra o outro, com o mínimo desgaste e mantendo a temperatura normal. Os lubrificantes tem por função: ... Transmitir força e movimento através de cilindros hidráulicos.
Lubrificante é qualquer substância entre duas peças móveis que tem como objetivo reduzir a fricção ou atrito entre elas.