Os barbitúricos atuam como substâncias depressoras do Sistema Nervoso Central, são usados como antiepilépticos, sedativos, hipnóticos e anestésicos. Essas drogas foram grandemente utilizadas como hipnóticas na década de 60, até o aparecimento das benzodiazepinas.
O mecanismo de ação dos barbitúricos é semelhante ao dos Benzodiazepínicos, atuam aumentando a atividade do neurotransmissor ácido gama-aminobutírico – GABA, que induz a inibição do Sistema Nervoso Central (SNC), causando a sedação.
Os barbitúricos (ou derivados do ácido barbitúrico) foram por muito tempo, a droga de escolha para o tratamento da insônia. O declínio de seu uso deu-se por vários motivos como: mortes por ingestão acidental, o uso em homicídios e suicídios, e principalmente pelo aparecimento de novas drogas como os benzodiazepínicos.
A overdose de barbitúricos, ou sobredosagem de barbitúricos, é a intoxicação devido à ingestão de doses excessivas de barbitúricos. Os sintomas geralmente incluem dificuldade de raciocínio, falta de coordenação, diminuição do nível de consciência e dificuldade para respirar.
Também chamados de tranquilizantes ou calmantes, os ansiolíticos são medicamentos usados para combater a ansiedade e a tensão.
Os ansiolíticos mais comuns e conhecidos são os benzodiazepínicos, que agem nos neurotransmissores do sistema nervoso central e restauram o equilíbrio das sensações de ansiedade e estresse....São eles:
Como superar a angústia?