Pauta musical ou pentagrama são cinco linhas paralelas, horizontais, com mesma distância entre si que formam quatro espaços. ... Então, são utilizadas pequenas linhas acima ou abaixo da pauta que chamam-se linhas suplementares – superio res quando escritas acima da pauta e inferiores quando escritas abaixo da pauta.
Servem para escrever ou ler as notas que ficam abaixo (Notas Inferiores) ou acima (Notas Superiores) das pautas. As Notas Suplementares Superiores, geralmente são as notas agudas. As Notas Suplementares Inferiores, correspondem as notas graves .
A maioria das notas são exibidas na pauta, mas há notas que são tão baixas ou tão altas que não podem ser exibidas. Quando ocorrem essas notas, pequenas linhas horizontais são utilizadas abaixo ou acima da pauta para exibir a nota. Essas linhas são chamadas de linhas suplementares inferiores ou superiores.
Resposta. Observe que as cinco linhas e os quatro espaços do pentagrama são contados de baixo para cima, o mesmo acontece com as linhas e espaços suplementares superiores; porém, as linhas e espaços suplementares inferiores são contados de cima para baixo.
A clave mais usada para violão, piano e voz é a clave de Sol. Obs: Você já deve ter percebido que a primeira coisa que você tem que saber para ler uma partitura é a sequência de notas (dó, ré, mi, fá…), de cor e salteado, de trás para frente e de frente para trás!
48 horas
4. No caso dos autos, verifica-se que a intimação acerca da inclusão do julgamento da apelação em pauta ocorreu apenas 1 (um) dia antes da respectiva sessão, o que revela que a antecedência mínima de 48 (quarenta e oito) horas não foi observada.