O Que Significa O Dia 7 De Setembro Para Os Brasileiros?

O que significa o dia 7 de setembro para os brasileiros

O 7 de setembro é uma das datas comemorativas mais importantes do Brasil, justamente por abrigar um dos principais acontecimentos da nossa história: a nossa independência. Foi nesse dia, em 1822, que d. Pedro deu início a nossa trajetória como nação independente. Atualmente, o 7 de setembro é um feriado nacional que é marcado por comemorações públicas nas grandes cidades.

E então D. Pedro levantou seu lindo cavalo e gritou “independência ou morte!”, certo? Bem, não exatamente… trazemos aqui alguns trechos das palavras atribuídas ao príncipe naquele momento:

Qual a importância do 7 de Setembro para o Brasil?

Os ingleses, então, propuseram um acordo: caso D. João transferisse a sede do império lusitano para o Brasil, os ingleses defenderiam os portugueses das tropas napoleônicas. Outra condição que os britânicos pediam era que eles continuassem a ter acesso aos mercados brasileiro e português. 

A transferência da família real foi uma consequência da Era Napoleônica e motivada pela invasão de Portugal pelas tropas francesas. A mudança da família real portuguesa para o Rio de Janeiro foi, portanto, uma fuga. Após se instalar no Rio de Janeiro, foi iniciado o que ficou conhecido como Período Joanino.

Quem deu o grito de independência e por quê?

Quem deu o grito de independência e por quê?

As Cortes de Lisboa também passaram a limitar os poderes regenciais de D. Pedro e emitiam decretos que diminuíam os privilégios políticos e econômicos que o Brasil havia alcançado. Reduzir a autonomia brasileira significava, em outras palavras, tentar recolonizar o país. Isso causou muita insatisfação entre os brasileiros, alimentando o sentimento de libertação de Portugal.

A Guerra da Independência ocorreu em ao menos cinco pontos no território brasileiro da época contra movimentos de resistência à libertação do Brasil: além da já mencionada Bahia, também houve conflitos no Maranhão, no Pará, no Piauí, e na Cisplatina (território que pertencia ao Brasil e que hoje é o atual Uruguai).

O nosso ponto de partida é 1808, quando a Família Real Portuguesa se transferiu para o Brasil. Mas por que isso aconteceu? Bem, você se lembra do famoso Napoleão Bonaparte? Então, ele havia dominado boa parte da Europa no início do século XIX com suas tropas francesas. Seu principal rival político era a Inglaterra naquele período e, visando prejudicar os britânicos economicamente, em 1806, o Imperador francês decretou o bloqueio continental, que obrigava as nações europeias a não fazerem mais negócios com os comerciantes ingleses.

O dia 7 de setembro é uma data comemorativa que relembra a declaração de independência do Brasil, realizada nesse mesmo dia em 1822.

Em 25 de março de 1824, o Imperador outorgou a primeira Constituição da história do Brasil. A Carta Magna do país carregava traços de conservadorismo e autocracia, cujos principais características foram: estabelecer uma monarquia constitucional e hereditária; o voto censitário (só podiam votar homens que tenham uma renda mínima) e descoberto (não era secreto); a União entre a Igreja e Estado, tendo o Catolicismo como religião oficial; e a separação do Estado em quatro poderes: Executivo, Legislativo, Judiciário e Moderador.

A participação da Casa de Bragança nesse congresso era muito importante para D. João VI. E este foi um dos motivos pelo qual, em 16 de dezembro de 1815, o príncipe regente elevou o Brasil à parte integrante do Reino Português.

Além disso, os ideais iluministas estavam bem populares naquele período, cujo um dos principais valores era o de liberdade política. Este pensamento filosófico já circulava entre intelectuais brasileiros. A Inconfidência Mineira, por exemplo, foi uma tentativa de revolta separatista em Minas Gerais que era contra os impostos e a política de Portugal, a qual seus idealizadores se inspiraram bastante no Iluminismo.

Qual é o significado do 7 de setembro?

Qual é o significado do 7 de setembro?

A data também ganhou conotações políticas com o passar do tempo, principalmente desde a década de 1990. O movimento Grito dos Excluídos, por exemplo, realiza manifestações populares desde 1995 com o objetivo de lutar pelos direitos das pessoas que sofrem com as desigualdades sociais no Brasil.

Oficialmente, diz-se que o primeiro Estado estrangeiro a reconhecer o Brasil como nação independente foram os Estados Unidos da América em maio de 1824. No entanto, alguns historiadores apontam a Argentina como o primeiro país a reconhecer a independência brasileira ainda em 1823 – o qual normalmente é entendido que este, juntamente com o México, apenas o fez em 1825. Na Europa, o primeiro país a reconhecer o Brasil independente foi a França.

Contexto histórico e causas da Independência do Brasil

O início do primeiro reinado trouxe o foco de D. Pedro I para a Guerra da Independência, como já apresentado, e também para a construção da nação brasileira. O Brasil surgia como um país independente, sendo uma das poucas monarquias que existia em meio as repúblicas dos continentes americanos. Sua identidade começava a ser fabricada através da elaboração dos primeiros símbolos nacionais, como a Bandeira do Império do Brasil e a melodia do Hino Nacional.

O Brasil, a partir de então, começou a participar da política do Reino, inclusive, possuindo seus representantes diretos nas Cortes de Lisboa. Este aumento na importância do país, frente a Portugal, seria uma das faíscas que acenderiam os desejos dos brasileiros pela independência. Isto porque os deputados brasileiros possuíam muitos desentendimentos com os portugueses nas Cortes, principalmente devido ao interesse de Lisboa em trazer de volta o Pacto Colonial.

A INDEPENDÊNCIA DO BRASIL APÓS 7 DE SETEMBRO

A Corte Real Portuguesa chegou em Salvador, Bahia, em 22 de janeiro de 1808. Já no dia 28 do mesmo mês, D. João VI decretou a Abertura dos Portos às Nações Amigas. Em outras palavras, na prática, o príncipe regente português estava liberando o acesso dos ingleses aos mercados do Brasil e de Portugal, como havia acordado. Isso representou o fim de um monopólio comercial de quatro séculos, em que o Brasil tinha que fazer comércio exclusivamente com Portugal – o chamado Pacto Colonial.

As autoridades portuguesas começaram a exigir, então, que dom Pedro também voltasse. Em janeiro de 1822, ele decidiu ficar no Brasil e começou a preparar a separação da metrópole. Em junho daquele ano, convocou a primeira Assembleia Constituinte brasileira e, em agosto, declarou Brasil "reino irmão" de Portugal. O rompimento oficial se deu no dia 7 de setembro. Em dezembro, ele recebeu o título de dom Pedro 1º.

Somado a isso, a economia também foi um fator que gerou insatisfações. Ao mesmo tempo que o comércio brasileiro ia sendo aberto para o mundo, o governo português aumentava os impostos. Estas taxas favoreciam a burguesia comercial inglesa instalada no Brasil, enquanto que as outras camadas sociais eram mais prejudicadas, como produtores, comerciantes e a população em geral. 

O que se comemora no dia 07 de setembro?

O dia 7 de setembro no Brasil é marcado pelo dia da Independência do país. A data foi marcada pelo grito de independência proclamado por Dom Pedro em 1822, às margens do Rio Ipiranga, onde hoje fica a cidade de São Paulo. ... A celebração da independência do Brasil ser tornou lei e feriado nacional em 1949.

O que significa o Dia da Independência do Brasil?

O Dia da Independência (também chamado Dia da Independência do Brasil, Sete de setembro, e Dia da Pátria) é um feriado nacional do Brasil celebrado no dia 7 de setembro de cada ano. A data comemora a Declaração de Independência do Brasil do Império Português no dia 7 de setembro de 1822.

Qual era o significado do dia 7 de setembro de 1822 na época em que ocorreu?

Independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, quando aconteceu o Grito do Ipiranga. ... Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.

O que aconteceu no dia da independência do Brasil?

No dia 7 de setembro de 1822, D. Pedro 1º proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga e o Brasil se consolidou como uma nação independente. Desde 1946, por lei federal, a data é feriado nacional.

Porque o 7 de setembro é mais lembrado do que comemorado?

Com ou sem eventos festivos, o dia 7 de setembro precisa ser lembrado e comemorado, pois foi justamente nesse dia e em 1822 que um ato de D. Pedro I determinou o fim do laço colonial que existia no Brasil em relação a Portugal. E, assim, o Brasil se tornou uma nação independente.

O que realmente aconteceu no dia da Independência do Brasil?

Independência do Brasil foi declarada em 7 de setembro de 1822, quando aconteceu o Grito do Ipiranga. ... Por meio da independência, o Brasil deixou de ser uma colônia portuguesa e passou a ser uma nação independente. Com esse evento, o país organizou-se como uma monarquia que tinha d. Pedro I como imperador.