Em rituais afros, a pipoca é um item mágico que absorve energias negativas, muito utilizada para rituais de saúde e descarrego. Este ingrediente mágico poderoso pertence a Obaluayê, Orixá da saúde e da evolução. da cura do corpo e do espírito.
Como fazer Deixe ferver até estourar bem as pipocas. Depois, coloque as pipocas em um recipiente. Não acrescente sal. Em seguida, vai pegando os punhados de pipoca e esfregue em todo seu corpo (descarrego de Omulu da cabeça aos pés).
Passo-a-passo:
Doburu - é a comida ritual dos Orixás Obaluaiê e Omolu, é o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo (dende), em outros com areia. Nesse último caso, é preciso peneirar a areia dessa pipoca depois de pronta.
MANEIRA DE FAZER: NUMA PANELA QUENTE COM AREIA DA PRAIA, ESTOURAR O MILHO E ESTÁ PRONTO O DOBURU. COLOCAR O FEIJÃO PRETO PARA COZINHA. ASSIM QUE ESTIVER COZIDO, COLOCA-SE NUM ALGUIDAR E SE FAZ UMA CRUZ COM A PIPOCA,PODE REGAR COM DE DENDÊ NO FEIJÃO.
Pipoca é a oferenda principal de Omolú-Obaluaê Doburu é a comida ritual mais apreciada pelos orixás Omolú-Obaluaê. É o milho de pipoca estourado em uma panela, em alguns lugares com óleo ou azeite, em outros com areia.
A Pipoca é muito conhecida na umbanda por qualquer iniciado ou frequentador de casas umbandistas. Ritualisticamente, a pipoca é chamada de “Deburu” ou de “abadô”, e, além disso, é a principal comida ou oferenda oferecida a Omulú-Obaluaiê.
FRUTAS > abacaxi, jeripapo, fruta do conde, abacate, caju, jaca, banana da terra.
Omolu Azoani Omolu jovem e guerreiro violento. É o grande caçador de bruxos que “mata e come” – opanijé. Veste-se de vermelho e preto, com palhas que também podem ser vermelhas. Divindades relacionadas: Iroko, Oxumarê, Oyá, Yemanjá.
Oyá Topé: Vem em vibração ou fundamento com Oxum, Xangô, Ogum e Exú. Oyá Filiaba: Vem em vibração ou fundamento com Omulú. Oyá Semi: Vem em vibração ou fundamento com Obaluaiê. Oyá Sire: Vem em vibração ou fundamento com Ossãe e Xangô (Airá).