O Que Significa As Cores Dos Tubos De Coleta De Sangue?
O que significa as cores dos tubos de coleta de sangue? Essa é a pergunta que vamos responder e mostrar uma maneira simples de se lembrar dessa informação. Portanto, é essencial você conferir a matéria completamente.
O que significa as cores dos tubos de coleta de sangue?
Veja abaixo o que significa cada cor de tubo: Azul - possui citrato de sódio, que é utilizado com objetivo de estimular a coagulação. Vermelho - ativador de coágulo, por isso, objetiva acelerar a coagulação do sangue coletado. Amarelo - possui ativador de coágulo + gel.
Quanto à coleta de sangue qual a sequência de tubos e suas características?
Tubo para soro, com ou sem gel separador (tampa vermelha/amarela); Tubo de heparina, com ou sem gel separador (tampa verde); Tubo para hematologia, com EDTA (tampa roxa); Tubo para glicemia, com fluoreto (tampa cinza).
Qual tubo para gasometria?
Para análises bioquímicas, gasometria ou outros exames, a amostra de plasma deve ser colhida em um tubo com heparina.
Qual é a ordem correta dos tubos de coleta?
A ordem correta para coleta de sangue por tubos a vácuo é:
Azul (citrato de sódio)
Amarelo/vermelho (ativador de coágulo)
Verde (heparina)
Lilás/roxo (EDTA)
Cinza (fluoreto de sódio/EDTA).
9 de abr. de 2018
Qual tubo para Eletrolitos?
A amostra para a dosagem de eletrólitos deve sempre ser feita no tubo bioquímico (tampa vermelha) e seu volume deve ser de no mínimo 1,0 mL.
Qual é a sequência correta de coleta de sangue em tubos plásticos?
Tubos plásticos para soro (tampa vermelha ou amarela com gel separador) contêm ativador de coágulo em seu interior, podendo levar a alterações nos resultados dos testes de coagulação. Dessa forma, esses tubos devem ser colhidos depois do tubo para coagulação (tampa azul), como veremos adiante.