Pois bem, na fita de DNA estas ligações acontecem sempre entre a hidroxila do carbono 3' de uma fita com a hidroxila do carbono 5' e este é o sentido da “leitura” e síntese de novas moléculas. Por isso, o sentido da vida é 5'- – ->3' (lê-se 'cinco linha – três linha'), como já nos ensinou a Mafalda muito tempo atrás.
Primers são sequencias iniciadoras replicação do DNA que possuem entre 18 e 30 pares de base. Eles são necessários, pois a DNA polimerase precisa de uma extremidade 3' OH livre para iniciar a duplicação da fita.
Em genética, iniciadores ou primers são segmentos de ácidos nucléicos, com 1 a 60 ribonucleotídeos necessários à iniciação da replicação do DNA. Durante a replicação do DNA em células, os iniciadores são produzidos por ação da RNA primase, uma RNA polimerase. ...
Após a separação das fitas, um par de iniciadores ou primers (uma fita de DNA específica para o gene que se quer estudar) complementam a fita oposta da sequência de DNA a ser amplificada. Ou seja, um deles é complementar à sequência em uma fita da dupla-hélice de DNA e o outro é complementar à sequência na outra fita.
Ao observar as extremidades livres de uma cadeia de polinucleotídicos, é perceptível que, de um lado, temos um grupo fosfato ligado ao carbono 5' e, de outro, temos um grupo hidroxila ligado ao carbono 3'. Desse modo, temos duas extremidades em cada cadeia: a extremidade 5' e a extremidade 3'.