Com certeza você já deve ter ouvido o termo "blogueiro" ou viu que em algum blog foi publicado uma informação importante sobre um assunto político ou de outro tema social. Mas o que é um blog e para que serve? Nesta lição você verá tudo isso.
Em 2019, por exemplo, foi exigido que os criadores de conteúdo trabalhassem melhor a semântica e a linguagem natural nos blogs, em vez de apenas repetir as palavras-chave ao longo do texto. A necessidade de um certificado SSL também pegou muitos gestores de conteúdos de surpresa, já que, sem ele, o navegador do Chrome apontava os sites e os blogs como “não seguros”.
Alguns blogs de afiliados podem focar num nicho, como o Outdoor Gear Lab. Esse site do WordPress apenas faz análises de equipamentos de viagens ao ar livre, e traz principalmente produtos da Amazon.
É essencial fazer um benchmarking preciso para entender o que a concorrência publica e deixa de postar. Dessa forma, você entende mais de perto quais são os seus pontos fortes e fracos e consegue aperfeiçoar a estratégia de conteúdo.
A cada ano, o Google lança atualizações em seus algoritmos pensando em melhorar a experiência dos usuários com o buscador, chamada de Google Core Update.
Tipicamente, uma postagem de blog otimizada para SEO vai incluir palavras-chave que as pessoas pesquisam frequentemente nos mecanismos de busca. Ele também pode ser escrito num formato mais longo, com pelo menos mil palavras, algo que os sites de busca preferem.
Assim como as demais estratégias de Inbound Marketing, integrar o blog a uma ferramenta de automação pode facilitar o dia a dia, otimizando postagens e divulgações. Veja quais são as possibilidades!
Também é um CMS open source (de código aberto) que possibilita a publicação e a administração de conteúdos na web, como blogs, lojas virtuais e revistas online. Assim como o CMS anterior, tem fácil instalação, permite a gestão de diversos tipos de conteúdo e conta com plugins e templates diversos.
A criação de um blog está dentro da estratégia macro do Inbound Marketing, que pede alguns objetivos bem definidos pra que os resultados estejam de acordo com as expectativas. Assim, determinados questionamentos são imprescindíveis. Acompanhe!
Num blog reverso, o conteúdo é de autoria de múltiplos escritores convidados, ao invés de ser feito pelo dono do site. O proprietário até pode produzir artigos próprios, mas o seu trabalho principal é moderar e editar as submissões externas que chegam.
Outro exemplo é o Nerd Fitness. Trata-se de um site que foca em dicas e tutoriais de exercícios para entusiastas da cultura nerd. Apelar para uma audiência segmentada facilita diferenciar a marca do blog dos de exercícios concorrentes.
É fundamental ter essas metas esclarecidas pra que os conteúdos possam educar os leitores. Para que isso seja possível, todo blog post deve ter calls-to-action (CTAs) que mostrem o melhor caminho. São bons exemplos: divulgação em redes sociais, comentários, entrar em contato com vendedores e até convites a aprofundar a leitura com outros textos.
Outro importante elemento de UX para um bom blog é o agrupamento de artigos – a maneira como postagens relacionadas são classificadas em conjunto. O propósito é ajudar os usuários a descobrirem conteúdos similares com facilidade e ajudar os sites de busca a localizar todas as páginas no site.
Quando se trata de postagens de blog, elas podem ser diferentes de um nicho para outro. Contudo, um ótimo post de blog costuma atender às necessidades do público, normalmente ao:
Os blogueiros geralmente não fogem muito dessas convenções, já que elas são familiares para maioria dos usuários. Usar essa estrutura vai fazer com que seja mais fácil para novos visitantes interagirem com o conteúdo desde o princípio.
Com esse tipo de blog, o foco fica mais no blogueiro do que na audiência em si. O autor normalmente vai criar textos num estilo de diário, ou trazer comentários sobre sua vida, seus interesses ou seus hobbies.
De acordo com o relatório State Of Inbound, 55% dos profissionais de marketing veem a criação de um blog como a principal prioridade. Um número que deveria crescer se você pensar que 77% dos usuários de internet leem blogs regularmente (dado da OptinMonster), certo?
Quanto aos textos, publique com originalidade e relevância. A principal dica é analisar a concorrência e trazer sempre algo a mais, que sane a dor ou a necessidade dos usuários. Evite sempre fazer mais do mesmo: confira algumas dicas!
Depois disso, o nome se espalhou e os usuários mais comprometidos começaram a ser chamados de "bloggers", ou, na versão brazuca, "blogueiros". E foi nesse contexto que a plataforma Blogger se tornou uma das mais importantes da época ao permitir que qualquer um criasse seu próprio espaço gratuitamente. Curiosamente, a Pyra Labs, empresa que desenvolveu a plataforma, foi cofundada por Evan Williams, que também participou da criação do Twitter e do Medium.
Vamos esclarecer um ponto fundamental: nem só de texto vive um blog. Vale a pena ir além dele, com vídeos, infográficos, quizzes etc. Dessa forma, o blog se torna menos óbvio e garante mais interatividade com os usuários.