A segurança do paciente abrange as ações voltadas à redução do risco de dano no cuidado com a saúde. O objetivo é diminuir as ameaças a um mínimo aceitável, especialmente no que se refere à infecção e à ocorrência de eventos adversos, assim como oportunizar a segurança das cirurgias, entre outros.
A prevenção de erros de administração de medicamentos é etapa de grande importância para a promoção da segurança do paciente, pois representa a última barreira para evitar que o erro, derivado dos processos de prescrição e dispensação, chegue ao paciente.
A segurança no uso de medicamentos inclui a checagem da identificação do paciente com a prescrição médica. Fique atento à realização desse passo: ele pode acontecer eletronicamente (bipagem do código de barras, no leito) ou manualmente (confirmação dos dados da pulseira com o prontuário).
Como preparar o medicamento de forma segura? Ter local específico para leitura e preparo de me- dicamento, mantido em boas condições de higie- ne, limpeza, iluminação, ventilação, com baixo nível de ruído, sem fonte de distração, como por exemplo, televisão, rádio e celular.