Normalmente, esta sigla é usada no fim de algumas cartas, com o intuito de adicionar informações que tenham sido esquecidas de serem mencionadas no corpo do texto.
Para não ter que escrever tudo novamente, a informação em falta pode ser colocada no final da carta, a partir das iniciais P.S. Outros termos equivalentes em português são “Em tempo” ou “Obs.”.
P. S. (P.S, PS. ou PS) é a abreviatura ou sigla da palavra Post Scripitum, que em latim significa "escrito depois". É muito utilizada no fim de cartas ou e-mails, para adicionar informações complementares que foram esquecidas pelo autor. A sigla P.S. é grafada após a assinatura, para adicionar conteúdo esquecido pelo autor.
A sigla PS foi também utilizada no título de um livro de Cecelia Ahern, PS I Love You (PS Eu Te Amo). A obra da escritora irlandesa foi adaptada para os cinemas em 2007 e estrelada por Hilary Swank e Gerard Butler.
Além de todos esses significados, a sigla ainda pode ser usada no âmbito religioso, usado para se identificar Pastor, o ministro de uma Igreja Cristã Pentecostal ou ainda pode significar a abreviatura de Salmos na bíblia cristã, porque em inglês o livro é intitulado como Psalms. Na política, P.S. é a sigla dos partidos socialistas. PS também é a sigla para Playstation, um console ou sistema de videogame desenvolvido pela Sony.
A sigla começou a ser utilizada em cartas. Quando o remetente já havia escrito toda a carta e assinado, a única forma de incluir qualquer informação era acrescentando a sigla PS, pois as cartas eram escritas à caneta e não havia como apagar.
Na Alemanha, P.S. é designado para indicar potência (pferdestärke). Outra utilização é ao falar do Premium Service, um serviço especializado ofertado pela companhia aérea United Airlines.
Para solucionar esse problema, existe uma sigla que auxilia nessa questão. Tal sigla é conhecida como P.S. que em latim significa “post scriptum”, na tradução para a língua portuguesa, “escrito depois”.
O post scriptum, ou P.S., é utilizando em situações em que uma carta, correspondência ou texto já está totalmente escrito, porém, você lembra que esqueceu de mencionar uma informação importante que não pode deixar sem ela. Para não ter de escrever todo o texto novamente, a informação que ficou faltando pode ser colocada no final dele. Antes, é preciso que você mencione a sigla P.S.
Em tempos atuais, a sigla pode continuar sendo utilizada em cartas com o mesmo sentido. Em e-mails, porém, seu uso não é necessário, uma vez que é possível alterar o corpo da mensagem quantas vezes for necessário antes de realizar o envio.
Há ainda outros significados para a sigla "PS". Na área da saúde, "PS" também é a sigla de “Pronto Socorro”. No âmbito da religião, "PS" pode ser a sigla de Pastor ou ainda pode significar a abreviatura dos Salmos na bíblia cristã, pois em inglês o livro é intitulado como Psalms.
Você já se pegou lendo um e-mail e se deparou com a abreviação P.S. no final da mensagem? Ou recebeu uma carta e/ou um bilhete que continha a expressão?
A sigla P.S. tem origem no latim e significa “Post Scriptum ” (Escrito Depois). A expressão normalmente é usada no final dos e-mails em uma situação específica: o remetente deseja adicionar uma informação que foi esquecida ao longo do texto. Com isso, evita-se escrever todo o conteúdo novamente.
PS é uma sigla de origem latina que significa post scriptum. A tradução da expressão, ao pé da letra, quer dizer aquilo que foi escrito após.
PS é uma sigla de origem latina que significa post scriptum. A tradução da expressão, ao pé da letra, quer dizer aquilo que foi escrito após. ... A sigla PS foi também utilizada no título de um livro de Cecelia Ahern, PS I Love You (PS Eu Te Amo).
Apesar disso, muitas pessoas ainda fazer uso da sigla em meios eletrônicos, demonstrando uma ligação com o passado e com a clássica forma de escrever cartas. É uma questão de estilo, não de necessidade.
Porém, com o tempo se tornou uma estratégia retórica. Isso ganha ainda mais destaque quando se há recursos para correção, até mesmo no computador, e ainda nos deparamos com o P.S. nos e-mails.
Existem casos em que escrevemos completamente um texto, pode ser ele um artigo, um e-mail, uma carta, um aviso ou qualquer outra redação, para só depois repararmos que esquecemos de acrescentar algo relevante.
No geral, o seu uso em e-mails é simbólico, já que numa caixa de texto a pessoa pode simplesmente apagar, reescrever ou escrever o que quiser e onde quiser, antes do e-mail ser enviado. Neste artigo, umComo explica o que significa PS, para não só esta mas também algumas outras das suas definições.