Na prática, os coordenadores das pós-graduações brasileiras compartilham com a Capes os dados das produções científicas realizadas. Tudo isso fica armazenado numa plataforma conhecida como Plataforma Sucupira.
A relação dos Cursos avaliados e reconhecidos está passando por reformulação e pode apresentar inconsistências. Alternativamente, consulte a página https://sucupira-beta.capes.gov.br/sucupira4/
Esse local é destinado ao envio de Propostas de Cursos Novos à CAPES. O proponente deverá fazer o cadastro inicial da proposta em “Solicitação de Cursos Novos”, selecionando Acadêmico ou Profissional, conforme calendário DAV. Após o cadastro inicial, a proposta deverá ser acessada em “Minhas propostas”.
Agora que você entendeu o que é Qualis Capes, poderá pensar em qual periódico deseja ver o seu projeto publicado. Para isso, é importante elaborá-lo e escrevê-lo de acordo com os critérios da revista e conferir se o tema da sua pesquisa se adéqua à proposta dela.
Em outras palavras, alguns periódicos com artigos publicados por pesquisadores brasileiros são “armazenados” nessas bases e têm seus dados bibliográficos e citações quantificados. E todas essas informações servem como base para o cálculo da Capes.
O Qualis Capes é um sistema que faz a classificação da produção científica dos programas de pós-graduação brasileiros, no que diz respeito aos artigos publicados em diversos periódicos, revistas, anais e livros científicos, englobando todas as áreas do conhecimento.
É um sistema usado para classificar a produção científica dos programas de pós-graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.
-> Saiba mais: O que é o DOI e como obter um para o seu artigo científico.
O sistema oferece alguns filtros que limitam a pesquisa dos periódicos de acordo com o estrato ou a área escolhidos. Os resultados aparecerão em ordem alfabética, por título. Essa ferramenta é muito útil quando se deseja visualizar apenas os periódicos mais qualificados para os trabalhos.
O International Standard Serial Number (ISSN) é uma combinação de oito números que tem como finalidade reconhecer e especificar o título de uma publicação científica ordenada em âmbito internacional. Caso você tenha o ISSN do periódico que deseja consultar, basta digitar o código na área de busca e conferir a sua classificação.
Qualis afere a qualidade dos artigos e de outros tipos de produção, a partir da análise de qualidade dos veículos de divulgação, ou seja, periódicos científicos.
Para isso, os membros buscam refletir a importância relativa dos diversos periódicos para uma determinada área. Todos os critérios, tanto os específicos quanto os gerais, usados em cada campo de avaliação são fornecidos nos respectivos Documentos de Área da Capes.
Todo ano, a classificação Qualis passa por um processo de atualização. Isso é importante porque, com frequência, aparecem novos periódicos, das mais diversas áreas. Porém, existe uma categorização básica, que varia de acordo com indicativos de qualidade. Esses indicadores vão de A1 — mais elevado —, passando por A2, B1, B2, B3, B4, B5, até C — com peso zero.
A consulta aos cursos avaliados e reconhecidos pode ser feita por área de avaliação, nota e região. O detalhamento de cada programa e seus respectivos cursos trazem informações de:
Se você não souber o ISSN do periódico, é possível consultar a classificação por meio do título. Você também pode fazer a pesquisa apenas com parte do nome, pois o sistema é capaz de localizar palavras-chave.
Por isso, algumas revistas podem não ter Qualis e, por isso, não são tão prestigiadas na área, além de não serem tão seguras, pois não passaram por uma classificação cuidadosa.
Com essa lista, comissões científicas da Capes foram divididas por áreas e classificaram em A, B e C as revistas de abrangência internacional, os periódicos com alcance nacional e os títulos com foco no público local, respectivamente. Outros critérios de análise, como periodicidade, sistema de avaliação por pares, corpo editorial, indexação, normalização, entre outras características, são usados por cada comitê.