Entende-se por prurido uma sensação cutânea desagradável que leva o indivíduo a coçar-se, podendo estar relacionado a doenças dermatológicas ou até mesmo sistêmicas. Esta dermatose é queixa frequente no idoso e, por vezes, apresenta um grande impacto em sua qualidade de vida.
Na própria garganta, a coceira pode ser acompanhada de uma sensação de algo parado na garganta e dificuldade para engolir os alimentos. Sintomas em órgãos próximos como nariz e via respiratória também podem estar associados. Coceira e dificuldade de respirar pelo nariz e tosse seca são os mais comuns.
O que fazer: a rinite alérgica não tem cura, mas pode ser tratada com o uso de remédios anti-histamínicos como a loratadina, cetirizina ou desloratadina por exemplo, além de lavagem nasal com soro e devendo-se também evitar ao máximo o contato com as substâncias que provoquem alergia. Saiba mais sobre o tratamento.
A garganta irritada pode ter diversas origens: é um dos sintomas mais frequentes de infeções virais (como gripe, mononucleose, laringite ou constipação) e bacterianas (muitas vezes como resultado de infeções virais que não foram devidamente tratadas), mas também o resultado da exposição a substâncias irritantes como o ...
Sintomas que podem indicar vermes intestinais