O protocolo de Manchester define a ordem de atendimento médico, de acordo com a gravidade do paciente. Quanto mais grave for o quadro, mais rápido será o atendimento. Quando o paciente busca atendimento médico, passa pela avaliação de seu estado clínico, que é feita por um profissional de saúde.
A missão do acolhimento com classificação de risco é "ser instrumento capaz de acolher o cidadão e garantir um melhor acesso aos serviços de urgência/emergência, garantindo atendimento resolutivo e humanizado àqueles que se encontram em sofrimento de qualquer natureza".
em 1997
VERMELHO - indica emergência. Pacientes que necessitam atendimento imediato: parada cardiorrespiratória. politraumatizado.
Técnico de Enfermagem Receber o plantão junto à equipe de enfermagem da unidade; admitir e orientar pacientes e familiares; Prestar assistência de enfermagem prescritos aos pacientes de acordo com as necessidades afetadas; acompanhar e/ou assistir enfermeiro e/ou médico no cuidado ao paciente; Realizar registro das ...
A UTI é, juntamente com a Unidade Semi-Intensiva e a Unidade Coronariana (UCO), uma das 3 unidades do Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na UTI, ficam os doentes mais graves, que requerem mais cuidados que na Semi-Intensiva. Já para a UCO, são mandados aqueles doentes que apresentam algum problema cardíaco.
A Sala Amarela se destina a pacientes já estabilizados, que tenham passado pela Sala Vermelha ou não, e que necessitam de cuidados especiais. Aqueles que recebem as cores verde ou azul são encaminhados ao Ambulatório 2, que funciona com agenda aberta das 7h às 19h e atende 1,1 mil pacientes por dia.
Amarelos: Pacientes que necessitam de atendimento médico e de enfermagem o mais rápido possível, porém não correm riscos imediatos de vida. Deverão ser encaminhados diretamente à sala de consulta de enfermagem para classificação de risco.
Grupo 4 - (amarelo) = engloba os riscos ergonômicos, tais como esforço físico excessivo, levantamento e transporte de peso exagerados, entre outras situações que se ligam ao estresse físico ou psicológico do trabalhador.
No caso de receber pulseira amarela ou vermelha, é porque necessita de atendimento de emergência ou de urgência, por isso torna-se um paciente preferencial, pois corre risco de morte. Esse paciente é imediatamente encaminhado para o médico que vai avaliar e tomar as providências necessárias.
“Agora, além das pulseiras coloridas da classificação de risco teremos as pulseiras brancas para os pacientes internados. Isso significa mais um instrumento de checagem para prevenção de erros com medicação ou procedimentos”, explica.