A polimerização ou despolimerização é um processo que depende de energia, que está sob a forma de Trifosfato de Guanosina ou Guanosina Trifosfato (GTP). Estes dois processos ocorrem em velocidades diferentes nas extremidades dos microtúbulos.
Microfilamentos. Dos três tipos de fibras proteicas no citoesqueleto, os microfilamentos são os mais finos. Eles têm um diâmetro de cerca de 7 nm e são feitos de muitos monômeros ligados de uma proteína chamada de actina, combinados numa estrutura que se assemelha a uma hélice dupla.
Classificação quanto a heterogeneidade: Os polímeros podem ser classificados em homopolímeros (compostos pela repetição de um único mero em sua cadeia) ou copolímeros (possuem dois ou mais meros diferentes formando a cadeia).
O processo de polimerização do gel é iniciado por absorção de energia em forma de luz numa faixa especifica de comprimento de onda, convertendo-o num sólido. O iniciador deste processo é a luz UV.
Os polímeros são macromoléculas (moléculas muito grandes) formadas pela união de várias moléculas pequenas, chamadas de monômeros, e o processo pelo qual isso é feito é denominado polimerização.
Polímeros naturais: são aqueles que encontramos na natureza, por exemplo, borracha (extraída da seringueira), celulose, proteínas, polissacarídeos, entre outros. ... Os polímeros sintéticos revolucionaram o século XX, ficaram popularmente conhecidos como plásticos.
Os polímeros naturais ou biopolímeros são os que ocorrem na natureza. São exemplos de polímeros naturais, a borracha, os polissacarídeos (amido, celulose e glicogênio) e as proteínas. Os polímeros sintéticos ou artificiais são produzidos em laboratório, em geral, de produtos derivados de petróleo.
Polímeros são macromoléculas feitas por unidades menores, chamadas de monômeros. Esses monômeros ligam-se entre si através de ligações covalentes. Os polímeros são muito importante na sociedade atual pois sua aplicação é vasta e necessária para muitos processos atuais.
Assuntos: São características que podem ser atribuídas aos materiais poliméricos: a) fragilidade, alta dureza e isolamento térmico.
Polimerização: reações químicas intermoleculares pelas quais os monômeros são ligados na forma de meros à estrutura molecular da cadeia. Os monômeros reagem entre si formando uma longa sequência de unidades repetitivas (meros). Os mecanismos de polimerização podem ser classificados em: adição e condensação.
A grande maioria dos polímeros tem suas propriedades altamente sensíveis à taxa de deformação, à temperatura e à natureza química do ambiente e são divididos em Termoplásticos, Termorrígidos e Elastômeros. ... Sob temperatura ambiente, podem ser maleáveis, rígidos ou mesmo frágeis.
Os polímeros possuem grande importância no cotidiano das pessoas, uma vez que possibilitaram o desenvolvimento de novos materiais com características químicas e físicas inovadoras, como por exemplo o poliacetato de vinila, utilizado em revestimentos; o nylon, usado em fibras, roupas e carpetes; o PVC, utilizado nas ...
Em química, um monômero ou monómero (do grego "mono", "um" e "meros", "parte") é uma pequena molécula composta por um único mero, que pode ligar-se a outros monômeros formando moléculas maiores denominadas polímeros. Exemplos de monômeros são os hidrocarbonetos, derivados do petróleo, dos tipos alcanos e alcenos.
O que é Polietileno (PE)? O polietileno ou PE é uma resina termoplástica parcialmente cristalina e flexível, obtida através da polimerização do etileno. Ele permite, por exemplo, que os alimentos possam ser embalados de maneira barata e prolonguem seus prazos de validade.
Os tecidos plásticos de polietileno resistente são utilizadados para muitas finalidades: comercias, residências, industriais, decorativas, esportivas, agrícolas, construção civil,embalagens, armazenagem, impermeabilização, contenção de erosão em rodovias, coberturas em geral, etc.
O polietileno (ou polieteno, de acordo com a denominação oficial da IUPAC) é quimicamente o polímero mais simples. É representado pela cadeia: (CH2-CH2)n. Devido à sua alta produção mundial, é também o mais barato, sendo um dos tipos de plástico mais comum. É quimicamente inerte.
O polietileno é um polímero de adição comum, ou seja, ele é formado pela união sucessiva de milhares de monômeros, que nesse caso são moléculas do etileno (eteno).
O polietileno, por exemplo, é um polímero resultante da adição sucessiva de várias moléculas de etileno (ou eteno). Esse eteno é resultante principalmente do craqueamento da nafta e do tratamento do gás natural, duas frações derivadas do petróleo.