Doenças periodontais atacam de gengiva ao osso alveolar, e as mais comuns são a gengivite e periodontite. No entanto, existem variações que tornam o problema mais severo, caso da periodontite ulcerativa necrosante.
A gravidez implica algumas alterações hormonais, nomeadamente no aumento da progesterona, ficando as gengivas ligeiramente mais inchadas, propensas ao sangramento e mais sensíveis. De igual modo, as alterações hormonais em idade juvenil, nomeadamente em adolescentes no início da puberdade e no início da idade adulta, tal como em determinadas fases do ciclo menstrual podem ser fatores que desencadeiam uma gengivite, que pode ser percursora de periodontite.
Fornecido a você pela Merck & Co, Inc., Rahway, NJ, EUA (conhecida como MSD fora dos EUA e Canadá) — dedicada ao uso de ciência inovadora para salvar e melhorar vidas em todo o mundo. Saiba mais sobre os Manuais MSD e nosso compromisso com o Global Medical Knowledge
A etiologia é bacteriana (Fusobacterium nucleatum, Prevotella intermedia, Porphyromonas gingivalis) e possuem os fatores predisponentes: estresse pisciológico, fumo e imunossupressão. Também é conhecida por boca de trincheira, devido aos altos índices de acometimento durante a 2ª Gerra Mundial.
Dentro ainda da terapia não cirúrgica, poderá efectuar-se uma raspagem coronorradicular para alisamento da superfície dentária e remoção de detritos necróticos aderidos.
El dolor es un síntoma consistente, y es el que suele llevar a la persona afectada a acudir al odontólogo. Este dolor se describe como quemante o una fuerte tensión, y por lo general es un dolor severo que se intensifica con la masticación, alimentos condimentados o calientes y el cepillado. A consecuencia de esto último, los pacientes con enfermedad periodontal necrosante suelen empeorar su higiene, lo que hace que la enfermedad avance más rápidamente.
Este tipo de periodontite tende a causar perda vertical do osso alveolar de suporte de forma rápida, resultando no aparecimento de bolsas periodontais, normalmente profundas. A causa parece estar relacionada com um grupo de bactérias muito virulentas, para além do fator genético em certas famílias com doença periodontal agressiva.
Dependiendo de su gravedad puede llegar a producir una pérdida importante de los tejidos de soporte de los dientes, caracterizada por la necrosis y la decapitaciones de las papilas interdentarias, que se manifiesta, además, con hemorragia gingival y dolor. En este articulo de ONsalus, te explicaremos qué es la enfermedad periodontal necrosante, cuáles son sus causas y tratamiento.
Além disso, para confirmar a periodontite, o dentista deve solicitar um exame de imagem, como raio X panorâmico, de forma a avaliar a perda óssea na região afetada. Saiba como é feito o raio X panorâmico.
A periodontite ou doença periodontal, popularmente conhecida como piorreia, é uma infeção bacteriana que envolve o periodonto (tecidos de suporte dos dentes). É uma patologia oral bastante frequente. Cerca de 50% dos adultos apresentam problemas periodontais.
A periodontite ulcerativa necrosante está inserida na categoria de doenças periodontais necrosantes, junto da gengivite ulcerativa necrosante, estomatite ulcerativa necrosante e o noma.
O tratamento da doença periodontal necrosante é dividida em quatro momentos: tratamento de urgência, tratamento dos fatores predisponentes, correção cirúrgica das deformidades teciduais e manutenção.
Infelizmente, a gravidade do problema deforma o tecido gengival. Por isso, é necessário efetuar uma gengivectomia.
A maioria das pessoas sofre com um episódio de inflamação na gengiva pelo menos 1 vez na vida, sendo particularmente comum nas mulheres durante a gravidez, devido às alterações hormonais, mas nem todos terão a periodontite, que apesar de ter como sintoma a gengivite, é uma doença mais grave, que pode necessitar até mesmo de uma raspagem profunda da gengiva e cirurgia dentária.
A manutenção diz respeito às atividades que o paciente seguirá dali em diante para que a periodontite ulcerativa necrosante não volte a aparecer. Isso envolve uma ótima higienização bucal e consultas de rotina, nas quais o dentista irá verificar como anda a saúde bucal da pessoa.
A periodontite apical aguda provoca normalmente dor contínua e frequentemente pulsátil, mobilidade dentária e sensibilidade ao toque e, por vezes, na palpação da área em questão.
A periodontite agressiva localizada requer cirurgia periodontal, mais antibióticos orais (p. ex., amoxicilina 500 mg, 4 vezes ao dia ou metronidazol 250 mg, 3 vezes ao dia durante 14 dias).
A gengivite ulcerativa necrosante (GUN), também conhecida por doença de Vincent, boca de trincheira, gengivite ulcerativa necrosante aguda (GUNA) e gengivite fusoespiroquetal, pode ser definida como uma infecção gengival aguda e de etiologia complexa, caracterizada por um rápido início, sintomatologia dolorosa no ...
Como tratar gengivite? A gengivite pode ser revertida ao se eliminar o tártaro e a placa bacteriana que causam a inflamação gengival. Seu dentista pode remover o tártaro ou cálculo dental que está irritando a gengiva ao realizar uma limpeza em seus dentes.
A sintomas que podem surgir na alveolite purulenta, são a produção de pus e sangramento que provocam mau cheiro e dor intensa. O que fazer: Geralmente, o tratamento consiste na limpeza da região e na administração de antibióticos e anti-inflamatórios.
“A bolha na gengiva é um sintoma mais agravado do processo infeccioso de origem bacteriana que acontece na gengiva devido à falta de tratamento da periodontite. Além disso, pacientes não responsivos à terapia periodontal também podem apresentar o quadro”, revela.
Como tratar do furúnculo
Tratamento para tirar o furúnculo O tratamento para o furúnculo consiste em lavar a região todos os dias com água e sabão ou com um sabão antisséptico, de preferência indicado pelo dermatologista, e em aplicar compressas de água morna na região, que ajudam a retirar o pus, esperando que ele desapareça sozinho.
3. Tratamento caseiro
Remédios analgésicos ou anti-inflamatórios, orientados pelo médico, podem aliviar a dor ou sensibilidade no local. Um bom remédio caseiro é tomar chá de eucalipto e usar compressas de argila, pois eles ajudam a desinflamar e fortalecer as defesas do organismo. Confira as receitas em remédio caseiro para íngua.
Em geral, um caroço na virilha é um linfonodo (gânglio linfático) que está aumentado devido a uma inflamação ou infecção próxima ao local. O gânglio também pode aumentar em casos de infecção nos membros inferiores, infecções sexualmente transmissíveis, doenças reumatológicas, alergias ou ainda alguns tipos de câncer.
O surgimento de bolinhas vermelhas na pele que coçam é um dos principais sintomas da foliculite - inflamação que atinge os folículos pilosos em qualquer parte do corpo, inclusive na virilha.
Especialistas que podem diagnosticar as causas de nódulo na virilha são: Urologista. Ginecologista. Oncologista.